TECNOLOGIAS PARA O ARMAZENAMENTO DE DADOS COLIDER/MT
Por: Sergio Vandeir • 6/5/2018 • Trabalho acadêmico • 947 Palavras (4 Páginas) • 261 Visualizações
ESTADO DE MATO GROSSO
ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR MILTON ARMANDO POMPEU DE BARROS
ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROFISSIONALIZANTE
TÉCNICO EM INFORMÁTICA
AULAS PRÁTICAS E TCC
ARIANE ALVES DE LIMA
JANAÍNA SANDES FIGUEIREDO
MARCELA DE OLIVEIRA SAMPAIO
PATRÍCIA DAPPER
TECNOLOGIAS PARA O ARMAZENAMENTO DE DADOS
COLIDER/MT
2012
ARIANE ALVES DE LIMA
JANAÍNA SANDES FIGUEIREDO
MARCELA DE OLIVEIRA SAMPAIO
PATRÍCIA DAPPER
TECNOLOGIAS PARA O ARMAZENAMENTO DE DADOS
Trabalho apresentado como forma de avaliação,para a disciplina de Aulas Práticas e TCC sob orientação da professora:
Elisângela Mazei da Silva
COLIDER/MT
2012
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir abordará o tema: ’’Tecnologias para o Armazenamento de dados’’, e explanará cada categoria em que são classificados os dispositivos utilizados para o armazenamento de suas informações.
Essas categorias são divididas em: Memória volátil e não volátil; Dispositivos magnéticos, ópticos e eletrônicos; Dispositivos removível e não Removível.
ARMAZENAMENTO DE DADOS
Atualmente, aumentou-se a necessidade de se armazenar informações,que posteriormente poderão vir a ser usadas. Para que o armazenamento aconteça de forma mais segura e eficaz, utiliza-se pequenos Hardwares, que são os dispositivos de armazenamento de dados.
Na computação, segundo Madeira (2010), um dispositivo de armazenamento é um componente capaz de gravar informação. É o hardware que possui a finalidade de armazenar o software.
O primeiro relato oficial do surgimento de um dispositivos de armazenamento ocorreu no ano de 1956, quando a IBM (International Business Machines)lançou o dispositivo de armazenamento 305 RAMAC (Random Access Methodof Accountingand Control), que tinha capacidade de armazenamento de apenas 5 MB. Porém para a época era algo extremamente grandioso
Já houve um grande avanço nesse aspecto, pois os dispositivos que antes tinham apenas 5Mega Bytes de memória, hoje encontra-se no mercado com Giga Bytes e até mesmo TeraBytes de memória.
Classifica-se esses dispositivos nas seguintes categorias:
- Memória volátil: Os dados são perdidos com o desligamento do computador.
- Não volátil: Os dados permanecem no computador mesmo sendo desligado.
- Dispositivo magnético: São os mais antigos e amplamente utilizados atualmente, por permitir armazenar grande quantidade de dados em um pequeno espaço físico
- Óptico: São dispositivos em que a leitura e a gravação dos dados são realizadas por processos ópticos.
- Eletrônico: São dispositivos de memória de estado sólidos e funcionam por meio de circuitos eletrônicos.
- Dispositivo removível: Um hardware não pertencente ao computador.
- Não removível: Um hardware pertencente ao computador.
- Armazenamento nas nuvens: Consiste em gravar seus dados no computador de um provedor.
Alguns dispositivos se encaixam em mais de uma das categorias relatadas, como é o caso da Memória Ram que é a memória principal do computador, é uma memória volátil pois os dados são perdidos com o desligamento da máquina, e é um dispositivo eletrônico não removível. É na RAM onde ficam armazenados os programas que estão em execução e os arquivos abertos para exibição ou edição. A RAM é utilizada automaticamente pelo computador e pelo sistema operacional, desta forma, no uso comum o usuário não controla diretamente a RAM. (MADEIRA,2010, grifo nosso)
Segundo o mesmo autor, existe também a memória secundária onde ficam armazenados os softwares, os documentos e as imagens entre outros de uma maneira não volátil, ou seja, a informação fica armazenada permanentemente, mesmo com o computador desligado. É no uso da memória secundária que o usuário pode interagir e modificar em sua operação do computador, gravando programas e documentos, entre outros dados que posteriormente poderão vir a ser usados.(Grifo nosso)
Os dispositivos de armazenamento que compõem a memória secundária podem ser removíveis ou não removíveis. Um disco rígido (HD) e o disco de estado sólido (SDD) são dispositivos não removíveis, pois ficam permanentemente no interior do computador, apesar de existirem equipamentos que dão mobilidade à estes dispositivos. Nestes dispositivos internos ficam os softwares prontos para serem executados.
...