TRABALHO DE SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDES
Por: dealspster • 29/9/2021 • Trabalho acadêmico • 876 Palavras (4 Páginas) • 204 Visualizações
TRABALHO DE SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDES
Professor: HENRIQUE PACHIONI MARTINS
Curso: Tecnologia em Redes de Computadores
Aluno: ALEXANDRE RAMOS
Aluno: CRISTIANO CEZAR DE OLIVEIRA
Resumo
PARROT OS
Parrot Security OS (ou ParrotSec) é uma distribuição GNU/LINUX baseada no Debian . Foi construída a fim de realizar testes de penetração, Avaliação de Vulnerabilidade e Mitigação, computação forense e Anonymous Surfing . Ele foi desenvolvido pela equipe de Frozenbox.
Na sua categoria é um dos melhores para utilização em PENTEST e análises de segurança em computadores, engenharia reversa, ataque, aplicações para ataques de palavras-chave, criptografia. Possui um vasto e seleto conjunto de ferramentas, sendo também uma ótima solução ao trabalhar com criptomoedas.
O Parrot faz uso do MATE, inclusive em seu site existe uma opção com KDE. O sistema é baseado em Debian e na última atualização disponibilizada, o Parrot Security, veio com muitas novidades.
Requisitos de sistema
CPU: arquitetura x86 com mínimo de 700 MHz
RAM: mínimo de 256 MB para i386 e 320 MB para amd64
HDD: aproximadamente 16 GB para instalação
Arquitetura: suporta i386, amd64, 486 (x86), armel, armhf (ARM)
De acordo com sua categoria, ele pode ser comparado ao Backtrack ou Kali Linux. Kali Linux é incrível, mas existem algumas coisas que faltam em Kali, como anonimato ou ferramentas de criptografia avançadas. Geralmente, ele também vem com drivers sem fio instalados que são compatíveis com a maioria dos sistemas, portanto, você não terá que instalá-los manualmente. Aqui estão alguns recursos interessantes do Parrot Security OS que o torna preferível entre outras distros Linux.
Anonimato e Segurança
Muitas distros Linux, até mesmo o Kali Linux, não possuem ferramentas de anonimato como o Tor Browser, Anonsurf, Tor chat e I2P pré-instalado. O Parrot Security OS possui várias ferramentas para ocultar sua identidade na rede local e na Internet. Por exemplo, o Macchanger é usado para alterar o MAC do seu PC, ele pode alterá-lo regularmente. A rede Tor ou Anonsurf é usada para ocultar seu endereço IP na internet. O Firefox no Parrot OS também possui a extensão “No Script” instalada que impede a execução de JavaScript no seu computador, mantém você protegido contra ataques de Crypto Jacking ou execução de scripts maliciosos para monitorar suas atividades.
[pic 1]
Criptografia
Parrot Security possui ferramentas pré-instaladas que podem ser usadas para criptografar arquivos, pastas e drives com senhas ou chaves privadas para mantê-los protegidos e longe de hackers. Essas ferramentas incluem TrueCrypt, Zulu Mount GPA que oferecem suporte a algoritmos de criptografia simétricos e assimétricos. Você pode enviar a alguém uma mensagem ou arquivo criptografado para que ninguém no meio possa ler a comunicação.
[pic 2]
Programação e Desenvolvimento
O Parrot Security OS não tem apenas ferramentas para Hacking Ético e Teste de Penetração, ele vem com muitos compiladores, interpretadores e IDEs de linguagens poderosas. Portanto, no Parrot Security OS, você pode até programar o Arduino ou pode escrever o código em sua linguagem favorita.
[pic 3]
Leveza, Fluidez e Versatilidade
O Parrot Security OS é leve se comparado ao Kali Linux porque tem o MATE como ambiente de área de trabalho padrão e o Kali Linux tem GNOME. O Parrot Security OS com seu ambiente MATE precisa apenas de 256-320 Mbs de RAM, que é bem menos do que o GNOME. Ele roda mais rápido e sem problemas até mesmo em hardware antigo com recursos limitados. Esse recurso o torna favorável para uso em ambientes virtuais onde menos consumo de recursos é uma preferência.
...