Terminal Informativo Para Parques Urbanos
Por: Marcelo Gama • 19/9/2019 • Trabalho acadêmico • 2.271 Palavras (10 Páginas) • 197 Visualizações
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
TERMINAL INFORMATIVO PARA PARQUES URBANOS
Porto Real
2019
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
TERMINAL INFORMATIVO PARA PARQUES URBANOS
Marcelo Ponciano Gama
RA: 1909761
Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
2019.1
Porto Real
2019
RESUMO
O propósito deste trabalho é desenvolver um projeto que irá prover terminais de computadores para a consulta de informações gerais sobre o parque urbano de instalação e eventos que estão e irão ocorrer. O público alvo dos terminais são os turistas que buscam por informações do conteúdo do parque em questão. Para o desenvolvimento do trabalho foram feitos levantamentos estatísticos, construção de tabelas e gráficos a fim de identificar alguns aspectos como a localização dos terminais. Será feita uma análise para identificar qual o melhor sistema operacional para a aplicação desejada.
Palavras-chave: sistema operacional, terminais de informação, desenvolvimento sustentável
ABSTRACT
The purpose of this work is to develop a scheme of computer terminals for a consultation of information about the urban installation park and the events that are and the occurrences. The target audience of the terminals are tourists seeking information about the park. The data was processing statements, charts and charts, as well as the location of the terminals. An analysis will be applied to qualify the operating system for a desired application.
Keywords: operating system, information terminals, sustainable development
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1 – DADOS E ESTATÍSTICAS 6
2 – ARGUMENTAÇÕES E SOFISMAS 10
3 – O PARQUE DO IBIRAPUERA 10
4 – O TERMINAL 13
5 – THIN CLIENT ESCOLHIDO 15
6 – SISTEMA OPERACIONAL LINUX 15
7 – APRESENTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES NO TERMINAL 16
CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19
INTRODUÇÃO
Este projeto tem como objetivo a implantação de diversos terminais de informação em um parque a ser escolhido na cidade de São Paulo. O objetivo dos terminais é fornecer informações como local e horários de eventos e atrações, além de auxiliar a encontrar outros locais importantes como banheiros e estacionamento.
Será utilizado o desenvolvimento sustentável a fim de se obter o menor impacto no ecossistema do parque e a preservação para as gerações futuras.
- DADOS E ESTATÍSTICAS
Primeiramente foi definida como cidade de escolha a cidade de São Paulo, pois tem uma grande quantidade de parques, dentre eles alguns dos maiores do Brasil em área, como por exemplo o Parque do Ibirapuera e o Parque de Anhanguera.
Como os terminais de computadores servem exatamente para evitar que os turistas e visitantes fiquem perdidos e tenham que andar grandes distâncias, os parques mais adequados para a implantação são aqueles com as maiores áreas.
O Instituto Socioambiental (ISA) organizou e ordenou os parques urbanos municipais de São Paulo:
Tabela 1 – Parques urbanos municipais da cidade de São Paulo
[pic 1]
Fonte: Instituto Socioambiental, 2008.
De acordo com a tabela do Instituto Socioambiental o Parque do Anhanguera tem uma área total de 9500000 m² sendo o maior de São Paulo, porém de acordo com a prefeitura de São Paulo, apenas 400000 m² são destinados a visitação. O resto é destinado a preservação do ecossistema. Portanto o maior parque de São Paulo em área para visitação é o parque de Ibirapuera, com 1584000 m².
Outros dados interessantes do Instituto Socioambiental é o tamanho de área de parques por região da cidade de São Paulo e a quantidade de parques.
Gráfico 1 – Área dos parques urbanos municipais de São Paulo por região
[pic 2]
Fonte: Instituto Socioambiental, 2008.
Gráfico 2 – Número de parques urbanos municipais de São Paulo por região
[pic 3]
Fonte: Instituto Socioambiental, 2008.
De acordo com o gráfico 1 é possível identificar que a região Norte compreende a 57,9% da área total de parques urbanos de São Paulo e de acordo com o gráfico 2, é visível que a região Leste é a que possui a maior concentração de parques urbanos.
Existe uma média de 10,2 parques urbanos municipais por região de São Paulo com um desvio padrão de 4,02 parques.
Segundo a prefeitura de São Paulo (2018), a cidade tem um total de 11,7 milhões de habitantes, o que dá um total de 229,4 mil habitantes para cada parque da cidade.
- ARGUMENTAÇÕES E SOFISMAS
Argumentações:
- O primeiro parque urbano municipal de São Paulo foi o Parque da Luz. Logo, todos os outros parques foram implantados depois do Parque da Luz.
- O maior parque urbano municipal de São Paulo em área total é o Parque do Anhanguera. Logo, todos os outros parques urbanos municipais de São Paulo são menores que o Parque do Anhanguera.
Sofismas:
- A região Norte de São Paulo é a que possui a maior área de parques urbanos municipais. Logo, a região Norte é a que possui o maior número de parques urbanos municipais de São Paulo.
- A região Centro é a que possui menor área de parque urbanos municipais de São Paulo. Logo, a região Centro é a que possui o menor número de parque urbanos municipais de São Paulo.
- O PARQUE DO IBIRAPUERA
De acordo com a prefeitura de São Paulo (2019), o Parque do Ibirapuera possui um total de 10 portões em funcionamento e um total de 16 localizações importantes como o Planetário Professor Aristóteles Orsini, a Escola Municipal de Astrofísica, o Auditório Ibirapuera, a Fundação Bienal e o Museu de Arte Moderna. O que dá um total de 26 potenciais locais para a implantação dos terminais de informação.
...