Tipos de Sistemas Operacionais
Por: Cristiano Duarte • 14/5/2019 • Trabalho acadêmico • 371 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
Monolitica
É a camada mais comum existente, na qual o S.O está dentro do núcleo do sistema. É uma aplicação onde todos os módulos comunicam-se entre si, formando assim um sistema. Pode ser equiparado a uma aplicação com vários módulos que são compilados separados e depois linkados, formando um único programa executável. Ele pode oferecer: Grande desempenho, entretanto uma falha pode paralisar todo o sistema e o excesso de liberdade por gerar vulnerabilidades.
Camadas
Divide o S.O em vários módulos sobrepostos. Cada módulo oferece um conjunto de funcionalidades que pode ser utilizado por outro módulo. Isolar o S.O é a vantagem, pois facilita a depuração, assim facilitando sua alteração, além de criar uma hierarquia de níveis de modos, protegendo camadas mais internas. A sobreposição das camadas faz com que cada processo e solicitação demore mais tempo para chegar até o periférico, prejudicando o desempenho do sistema.
MicroKernel
A grande característica deste S.O é a miniaturização do núcleo, tornando-o cada vez mais simples e menor para implementar esta ideia, o sistema é dividido em processos. Assim, sempre que uma aplicação fizer uma solicitação, é feito uma chamada ao núcleo que responde ao processo. Esse modelo de S.O permite que os servidores executem em modo usuário, também que tudo passe pelo kernel e torna mais fácil a manutenção. Porém, quando toda informação terá que ser processada pelo kernel, torna o sistema lento.
Máquina virtual para servidor X desktop
Quando você utiliza uma máquina virtual hospedada em um datacenter, o usuário pode se conectar a mesma maquina virtual sempre, permitindo assim sua personalização, ou utilizar uma máquina virtual sempre que logar. A infraestrutura fica localizada no datacenter, fornecendo apenas a imagem ao usuário. Já a maquina virtual em desktop, sempre que precisar utilizar, será a mesma ou caso queira outra terá de fazer outra instalação. Sua virtualização utiliza o hardware de seu computador físico.
Troca de contexto
É o ato de mudar de processo. Cada usuário possui processo associados ao seu logon. O Processador executa os programas em um determinado intervalo de tempo e outro no instante seguinte. Define o comportamento do processo, pois armazena as informações necessárias para pausar e retomar o processo. É dividido em Contexto de Software, Contexto de Hardware e Espaço de endereçamento.
...