Tipos de memória SSD
Por: Luciano Olla de Medeiros • 22/11/2015 • Trabalho acadêmico • 290 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
Tipos de Memórias SSD
MLC
- Preços mais baixos
- Suportam maior densidade de dados
SLC
- Maior velocidade de escrita
- Suportam maior temperatura operacional
- Consomem menos energia
- Menores indices de degradação
Densidade dos dados
As SLC são memórias onde as células contidas nela podem armazar apenas dois valores, “zero” e “um” enquanto as MLC podem armazenar 4 ou 8 valores dependendo de seu nível (2 ou 3)
Sendo assim, as MLC suportam uma densidade maior de dados e como o custo não está atrelado a esse fator elas também tendem a ser mais baratas.
Velocidade e consumo de energia
Tendo em consideração que as memórias SSD armazenam os valores em suas células conforme a distribuição de tensão nas mesmas, é intiuitivo perceber que para uma escrita na mémoria é muito mais simples para a de menores possibilidades.
Sendo assim, as SLC são mais rápidas e consomem menos energia no processo.
Temperatura
Para um célula de SSD, quanto mais valores possiveis para ela, mais parâmetros de tensão para medição vão existir
Sabendo que a leitura dos dados depende do valor de tensão da célula e que temperaturas mais elevadas interferem no aferimento da voltagem, é muito mais difícil medir precisamente o valor em uma célula em que existam várias possibilidades.
Sendo assim, as SLC suportam uma maior temperatura operacional.
Degradação
Todo procedimento de escrita ou deleção de dados em uma memória SSD gera um desgaste na célula e portanto a degradação da mesma está diretamente relacionada tanto ao número de operações realizadas quanto a capacidade de distribuição dessas operações nas células.
Apesar das MLC poderem ter uma maior distribuição do desgaste entre suas células, as SLC têm uma maior tolerância a degradação pelo fato de terem apenas dois valores de variancia.
Sendo assim, as SLC tem um menor indice de degradação (aprox 10x menor que as MLC)
...