Topologia de redes, rede em anel
Por: Kall Soares • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 291 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
[pic 1]
DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES
PROFESSOR: FABIO DO CARMO
TURNO: NOITE I
ALUNOS: KARLLITO FRANCISCO
TOPOLOGIA DE REDES
(ANEL)
- O que é?
Topologia de redes, seria o método onde cada máquina se conecta a outra através de uma rede. Há diversas formas de fazer a ligação entre essas máquinas, diversas topologias, porém, falaremos sobre a topologia de anel.
Neste método a máquinas são conectados em sequência, onde formam uma cadeia fechada de máquinas (usuários) no formato de círculo (anel), os dados são transmitidos de máquina-em-máquina até o local de destino, cada computador deve ter duas placas de redes para que possa ser feita a comunicação dentro do anel. O pacote ele é comutado e descomutado durante todo o trajeto até o local de destino, caso haja uma ruptura no cabo que transmite os dados a mensagem não é transmitida. Nestas redes o cabeamento é feito por cabos coaxiais e nas extremidades a um conector BNC que liga esses cabos, o conector tem formato de “┬” e interliga um computador ao outro, sendo possível a comunicação entre eles.
- Prós:
- Os sinais sofrem menos distorção.
- É possível usar anéis múltiplos para aumentar a confiabilidade
- O desempenho e a performance não são impactados com o aumento de usuários.
- Contras:
- Atraso no recebimento dos dados.
- Se uma das máquinas falhar, toda a rede pode ser comprometida.
- Problemas são difíceis de isolar.
- Exemplos:
Essa topologia é pouca utilizada e quando utilizada, geralmente é implementada em automação, era utilizada por duas grandes tecnologias de redes há ARCNET e a TOKEN RING. Salientando que a comunicação era em FDDI através de fibra óptica.
- Cabo e conector utilizado pela topologia de anel.
[pic 2]
- Ilustrativo referente a topologia “Ring”
[pic 3]
...