Trabalho PTI 6 periodo
Por: Bruno Brithyz • 6/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.500 Palavras (14 Páginas) • 247 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 RECURSOS UTILIZADOS PARA DISPOSITIVOS MOVEIS
3.2 GESTAO DE CONHECIMENTO
3.3 GESTAO E SEGURANÇA DO SISTEMA DE INFORMAÇAO
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Nessa produção textual iremos abordar os assuntos estudados no 6º semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas com base em estudos e pesquisas, abrangendo conceitos utilizados em dispositivos móveis tais como: persistência, threads, sincronismo de processos, interface com o usuário e ferramentas de desenvolvimento.
Englobando também sobre a Gestão de Conhecimento, Gestão Eletrônica de Documentos e sobre as tecnologias de RFID e NFC. Também será abordado um dos temas mais preocupantes e atuais que é sobre Segurança do Sistema de Informação, mostrando suas vulnerabilidades, ameaças e tipos de ataques através da internet, elaborando por fim um plano de ação para evitar possíveis problemas de invasão do sistema pela internet.
- OBJETIVO
O objetivo de nosso trabalho é destacar conceitos e aplicações no que diz respeito a dispositivos móveis e com isso aprofundar o conhecimento adquirido durante o curso. Procuraremos demonstrar através de nossa pesquisa que a praticidade e a popularidade dos dispositivos móveis trazem os seus desafios no que diz respeito à segurança na internet.
Com esse estudo procuraremos fazer com que tanto desenvolvedores quanto usuários estejam atentos às questões de segurança envolvidas na manipulação de dispositivos móveis tão necessários à nossa vida moderna.
- DESENVOLVIMENTO
Com as diversas técnicas e recursos que podem ser aplicados para o bom desenvolvimento e gerenciamento de produtos e serviços voltados aos dispositiveis moveis.
Nosso dispositivo móvel, assim como o seu computador, pode ser alvo de diversas atividades maliciosas que vão desde a criação de redes zumbis para ataques específicos até o roubo de dados ou identidades.
A pesquisa dará uma base de recursos e técnicas relativas à gestão de conhecimento e segurança, visando uma boa compreensão e absorção das informações relevantes às praticas e usos de aplicações para dispositivos moveis.
- RECURSOS UTILIZADOS PARA DISPOSITIVOS MOVEIS
Persistência
Ao falamos em Persistência nos referimos à capacidade de armazenar informações, basicamente, no sentido de gravar e manter as informações em meio recuperável ou na simples persistência de parâmetros de configuração.
No que se refere a dispositivos moveis, enfrentam-se algumas dificuldades relacionadas com ergonomia, interface e dependências de hardware que são fatores complicadores tanto para a persistência local temporária quanto para o acesso diretamente a uma aplicação servidora, quando se precisa de conexão permanente.
Na maioria dos casos, a persistência local temporária apresenta maior flexibilidade e agilidade, pois se evita o estabelecimento de conexões, resultando numa redução econômica de trafego de dados. A titulo de exemplo, uma aplicação cliente que primeiro verifica se os dados estão salvos temporariamente no próprio dispositivo e, caso não estejam, faz uma requisição para a aplicação servidora e armazena esses dados no dispositivo torna-se mais eficaz que uma aplicação cliente que requisita frequentemente dados a uma aplicação servidora. Outro exemplo de uso de persistência local que se torna mais econômica pode ser exemplificado por uma aplicação cliente que faz requisições para a aplicação servidora apenas quando dados atualizados estão disponíveis.
Citando especificamente a plataforma Android, que se tornou a mais popular, muitos programadores utilizam para persistência de dados o tradicional SQlite. Em adição a isso apresentaremos resumidamente algumas outras técnicas de persistência de dados, que são:
• Shared Preferences;
• Internal Storage;
• Armazenamento em Cache;
• External Storage
O Shared Preference é um framework que permite trabalhar com tipos primitivos, sendo utilizado para armazenar configurações de uma aplicação e outras pequenas informações, como por exemplo, o valor booleano LIGADO/DESLIGADO, o nome do usuário logado, bem como recuperar essas informações toda vez que entramos e saímos da nossa aplicação.
Utilizando Internal Storage podem-se salvar arquivos diretamente no dispositivo, em sua memória interna. Por padrão, os arquivos salvos para o armazenamento interno são privados para o aplicativo de modo que outros aplicativos não podem acessá-los, nem mesmo o usuário. Ao desinstalar o aplicativo, esses arquivos armazenados também são excluídos.
O Armazenamento em cache é mais volátil e não exatamente é um armazenamento de forma persistente. Sua aplicação armazenará arquivos de cache temporário em um diretório interno do dispositivo e quando este estiver com espaço reduzido, o sistema poderá apagar o cache. O ideal, nesse caso, em vez de deixar que o Android limpe esses arquivos, é mantê-los dentro de um limite de espaço razoável. Ao desinstalar a aplicação, esses arquivos serão removidos.
...