Trabalho Sobre OpenUP
Por: Picles Show • 25/4/2021 • Trabalho acadêmico • 318 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
MOREIRA, W. Processos Tradicionais de Desenvolvimento de Software. Pernambuco: UFPE. Disponível em https://www.cin.ufpe.br/~processos/TAES3/Livro/00-LIVRO/01-PTDS-v7_CORRIGIDO_Versao_Final_OK.pdf. Acesso em 24/09/2020
Conhecido com BUP (Basic Unified Process), foi liberado pela IBM para a fundação Eclipse em 2005 e foi renomeado para Openup (MOREIRA, p. 13)
Considerado processo híbrido, desenvolvido pela IBM baseado no RUP e no XP, apesar disso ele é considerado um processo tradicional devido à sua rigidez na documentação e suas práticas seguirem o modelo RUP. (MOREIRA, p.13
É um processo para desenvolver softwares open source, para equipes pequenas, o paradigma é mantido pelo Projeto Eclipse. É um processo iterativo e incremental que também pode ser independente de ferramenta para direcionar uma variedade de projetos. (MOREIRA, p. 13)
O modelo OpenUp é um processo mínimo, pois são definidos os conteúdos fundamentais do projeto; completo, abrangendo todo o ciclo de vida do desenvolvimento; extensível, permite acrescentar conteúdos de outros processos para atender as características do projeto. (MOREIRA, p.13)
Ciclo de vida do OpenUp apresenta a mesma distribuição de fases do RUP, Concepção, Elaboração, Construção e Transição. (MOREIRA, p.15)
A concepção é responsável pela etapa de compreensão dos objetivos do projeto, definir o que construir a respeito do software a ser desenvolvido (MOREIRA, p.16)
Elaboração estabelece a linha de base da arquitetura do sistema. Entender mais detalhadamente os requisitos, planejar, implementar e testar o esqueleto da estrutura do sistema e refinar o plano de projeto de alto nível. (MOREIRA, p.16)
Construção tem como objetivo, terminar o desenvolvimento do sistema de acordo com a arquitetura estabelecida na etapa de elaboração. São alguns objetivos para a fase de construção: Desenvolver de forma iterativa e minimizar os custos de desenvolvimento. (MOREIRA, p.16-17)
Transição é responsável pelo ajuste na funcionalidade, desempenho e na qualidade do produto, e tem como objetivo: Executar o teste beta, efetuar ajustes detalhados, obter a concordância do cliente, melhorar o desempenho na execução de projetos e melhorar o ambiente de processos. (MOREIRA, p.17)
...