Trabalho de S.O.
Por: mausystem • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.554 Palavras (15 Páginas) • 220 Visualizações
Sistemas operacionais para servidores
Windows Server 2012 Introdução
O Windows Server 2012 é utilizado para implantação de serviços de nuvens publicas, fornecendo uma plataforma de servidor altamente dinâmica, com custos acessíveis para datacenter e nuvem privada. Assim oferece as empresas e provedores de hospedagem uma infraestrutura de nuvem escalável, muito dinâmica e multilocataria, o que permite uma conexão segura em locais físicos e que a área de TI tenha um controle rápido e fácil.
Até mesmo com equipes remotas ou distribuídas o Windows Server permite acesso a um ambiente personalizado de trabalho em qualquer local.
O Windows Server foi criado para aperfeiçoar os ambientes em nuvem e satisfazer as necessidades de negócios de forma rápida e eficiente. Possui uma plataforma amigável, disponível e multisservidor. Alguns de seus benefícios são:
Armazenamento flexível- Oferece varias opções de armazenamento com desempenho e inovação, utilizando qualquer hardware de padrão industrial.
Disponibilidade continua- fornece serviços altamente disponíveis e muito efetivos com custos competitivos e ainda proteção para vários cenários de falhas.
Eficiência no gerenciamento- Automatiza um grande conjunto de tarefas de gerenciamento, com uma automação bem abrangente.
Cenários técnicos de utilização
Criar infraestrutura de nuvem
O Windows Server alavanca novos recursos em torno da virtualização da rede e armazenamento, ao serem combinados com uma virtualização avançada de servidores. Assim permite que seja criada uma infraestrutura de nuvem baseada no Windows Server.
Controle de acesso Dinâmico
Aplica o controle de dados dos servidores para distinguir quem pode ter acesso a determinadas informações e ao mesmo tempo saber por quem são e foram acessadas.
Aumento de disponibilidade de servidor, armazenamento e rede.
Esse software trabalha para aprimorar o desempenho, disponibilidade e confiabilidade dos servidores.
Criar uma infraestrutura de dados
Este processo utiliza uma combinação de Hyper-V, clustering de failover, armazenamento e tecnologias de redes para criar nuvens baseadas na IaaS facilmente. Com novos recursos e funções para uma implantação de IaaS facilitada e eficaz. Automatizando e tornando uma plataforma aberta e baseada em padrões, uma nuvem IaaS junta com o Windows Server reduz os custos e a susceptibilidade a falhas de sistemas com inúmeros utilizadores.
Aplicações práticas
O Windows Server possui suporte integrado para:
Multi-tenancy- Capacidade das nuvens IaaS de aceitar cargas de trabalho de maquinas virtuais de vários locais, isola-las uma das outras, executando todas as cargas numa mesma infraestrutura.
Data center de baixo custo e altamente escalonavel- permite implantar diversas escalas de nuvens da pequena a grande empresa.
Gerenciamento e ampliação do Dara center- Simplifica a configuração inicial e gerenciamento continuo do Data center, oferecendo suporte de fluxos ao ser trabalhado com PowerShell 3.0 e PowerShell. Possui um comutador virtual do Hyper-V que estende as funções do comutador virtual, permitindo o desenvolvimento de outras funções como: monitoramento de rede, segurança e complementos de roteamento.
Principais funções e recursos
Visão geral do Hyper-V
O servidor Hyper-V hospeda maquinas virtuais que formam a carga de trabalho de TI executadas na nuvem IaaS. Este processo aproveita muitos novos recursos que permite a criação da infraestrutura em nuvem e inclui: o comutador virtual do Hyper-V, migração dinâmica e melhorias na migração de armazenamento, medição de recursos e replicado Hyper-V.
Visão geral de Clustering de Failover
Permite a um conjunto de maquinas funcionar como um único computador. Assim proporciona expansão e failover para os serviços e recursos em cluster, incluindo armazenamento e computadores virtuais.
Visão geral dos serviços de arquivo e armazenamento
Permite que um pool de armazenamento seja disponível em cluster para ser atribuído a maquinas virtuais e armazenar arquivos em disco virtual.
Equipe de adaptador de Rede
Este recurso permite agrupar vários adaptadores de rede em uma equipe virtualmente única para agregar largura de banda e tolerância a falhas.
Virtualização de rede Hyper-V
Facilita a migração para a nuvem ao separar a topologia lógica de um locatário da topologia física do data center para a camada virtual da rede.
Conectividade entre locais
O Windows Server 2012 suporta conectividade VPN (rede virtual privada) site a site com uso do protocolo IKEv2 aos RRAS (Serviço de Roteamento e Acesso remoto) além de um assistente. Esse assistente torna fácil a configuração de conexões site a site das redes corporativas e virtualizadas no Data center do provedor de hospedagem IaaS. Com uso do VPN, os trabalhos executados no Data center em nuvem transformam-se em extensões da rede corporativa, assim na rede principal as cargas de trabalho não são configuradas nem modificadas para serem executadas em nuvem e se gerenciam através de ferramentas normais.
Visão geral do comutador virtual do Hyper-V
Permite conexão facilitada aos fluxos de rede do computador virtual de Hyper-v e cria extensões de monitoramento, segurança e encaminhamento.
Características de um servidor Linux Ubuntu Debian
Bem pelo seu kernel e pelas suas características de utilização, o Linux e inexplorado por vírus e mesmo no caso de uma infecção, por ser mais denso, evitara maiores danos, ou seja somente arquivos do HOME serão alvos de ataque, mesmo mediante a falhas todos
...