Trabalho_SQuare_2500
Por: vanessaduarte_79 • 1/9/2015 • Seminário • 3.582 Palavras (15 Páginas) • 267 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS-UEMG
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PRISCILLA DE OLIVEIRA DIAS
RAQUEL CRISTINA DE FÁTIMA
VANESSA DUARTE COSTA
NORMA ISO/IEC SQuaRE 25000
PASSOS - MG
2015
PRISCILLA DE OLIVEIRA DIAS
RAQUEL CRISTINA DE FÁTIMA
VANESSA DUARTE COSTA
NORMA ISO/IEC SQuaRE 25000
Monografia apresentada ao curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Passos, como parte das exigências para aprovação na disciplina Gestão da Qualidade de Software.
Orientador: Prof. João Paulo Silva Araújo
PASSOS - MG
2015
RESUMO
ISO (International Organization for Standardization) e IEC (International Electrotechnical Commission) formam o sistema especializado para padronização mundial. Os organismos nacionais que são membros da ISO ou IEC participam no desenvolvimento de normas internacionais através de comitês técnicos estabelecidos pela respectiva organização para lidar com campos específicos de atividade técnica. Comitês técnicos da ISO e IEC colaboraram em áreas de interesse mútuo. Outras organizações internacionais, governamentais e não governamentais, em articulação com ISO e IEC, também participam no trabalho. No campo da tecnologia da informação, ISO e IEC estabeleceram um comitê técnico conjunto, ISO / IEC JTC 1.
Palavras-chave: ISO, IEC, SQuaRE.
LISTA DE SIGLAS
ISO – (International Organization for Standardization)
IEC – (International Electrotechnical Commission)
JTC – (Joint ISO/IEC Technical Committee)
SQuaRE – (Software Product Quality Requirements and Evaluation)
AENOR – (Associação Espanhola de Normalização e Certificação)
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 . Certificações para Profissionais
Tabela 2 . Produtos Certificados - Fonte: http://iso25000.com/index.php/en/certified-products#
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 . Diagrama do Ecossistema de Avaliação e Certificação da Qualidade de Software........................................................................................................................
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 CONTEXTO HISTÓRICO
2.1 Justificativas e Motivações
3 ESTRUTURA DA NORMA/MODELO
3.1 Como a norma/modelo é organizado(a) ou subdividido(a)
3.2 Processo de certificação ou adequação
4 UTILIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
4.1 Como e onde é aplicado
4.2 Exemplos de casos de empresas que adotaram
4.3 Quais os benefícios obtidos
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Computadores estão sendo usados na mais ampla variedade de áreas de aplicação, e sua operação pretendida e correta é muitas vezes crítica para o sucesso do negócio e / ou na segurança humana. Desenvolver ou selecionar sistemas de alta qualidade e produtos é, portanto, de suma importância. Especificação abrangente e avaliação de sistemas e qualidade do produto de software é um fator-chave para garantir a qualidade adequada. Isto pode ser conseguido através da definição de características de qualidade adequadas, tendo em conta o uso que se destina a sistemas e software do produto. É importante que todos os sistemas e softwares com características relevantes a qualidade do produto, sejam especificados e avaliados, sempre que possível.
Como características de qualidade e medidas associadas podem ser úteis não só para a avaliação de um produto de sistemas e software, mas também para a definição de requisitos de qualidade, o antecessor do SQuaRE, ISO / IEC 9126: 1991 foi substituída por duas normas internacionais de várias partes relacionadas: ISO / IEC 9126 (qualidade de software do produto) e / IEC 14598 ISO (avaliação do produto Software). Os seguintes pontos derivados do uso prático de ambas as séries deram o impulso lógico para a criação da nova série Praça das Normas Internacionais.
Esta parte da série SQuaRE de padrões é um padrão internacional com o objetivo de fornecer um conjunto comum de modelos de referência, terminologia, definições e orientações para a utilização prática dos padrões associados e relatórios técnicos.
2 CONTEXTO HISTÓRICO
A norma ISO/IEC 25000 surgiu devido a uma necessidade de construir um conjunto harmônico de documentos. Isto foi verificado quando especialistas do mundo todo concordaram que faltava clareza na utilização das normas de qualidade de produto. As séries 9126 e 14598 existentes levaram a uma lista de melhorias que estão sendo implantadas na nova série.
Foi construída uma nova estrutura, um primeiro ajuste e a construção da estrutura necessária para a aprovação pela ISO/IEC, a versão foi revisada, e um índice detalhado foi definido. Seguiu-se, então, a escolha dos novos números que foram atribuídos aos documentos SQuaRE. Em maio de 2002, a numeração final da série foi aprovada e aplicada.
Em 2005 a primeira norma da série foi publicada: a norma ISO/IEC 25000 – Guide to SQUARE: 2005 e no Brasil a respectiva NBR ISO/IEC 25000 – Engenharia de Software - Requisitos e Avaliação da Qualidade de Produtos de Software (SQuaRE) – Guia do SQuaRE, em 2008.
...