Unidade - Segurança de Dados
Por: Fábio Diogenes • 15/4/2016 • Projeto de pesquisa • 265 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
Foi noticiado pela imprensa, em 23/11/2013 que um caixa eletrônico falso foi descoberto, em Curitiba, em uma agência do Banco do Brasil por um cliente. O caixa falso era encaixado por cima do verdadeiro e simulava os serviços para enganar os clientes do banco. De acordo com a Polícia Militar, as informações eram roubadas quando uma pessoa colocava o cartão e digitava a senha. Esta agência bancária fica na Avenida Padre Anchieta, no bairro Bigorrilho.
Diante desta noticia, a nossa proposta é, baseando-se na nossa unidade II, fazer uma análise da situação problema, abordando a segurança física e lógica e contemplando possíveis soluções para o problema.
A sala onde estava localizado o caixa eletrônico, não havia segurança próximo para estar averiguando diariamente alguma situação suspeito. Deixando essa prioridade de lado a prevenção básica se tornou longe da situação real, onde ocasionou níveis de segurança lógica e física, trazendo problemas para os clientes.
É de suma importância estar cientes quando falamos de segurança física e lógica, pois assim podemos evitar eventos indesejáveis, como essa ocorrência de fraude em agência bancária.
Aplicando a segurança física ao banco, podemos dizer que seria de grande importância ter uma equipe de monitoração, para operar nas câmeras de segurança remotamente, fundamental também a escolta armada em diferentes horários; Já em questão a parte lógica o banco deve ter a tecnologia precisa em roteamento, junto de um sistema adequado e um Firewall bem atualizado, a fim de impedir "crackers" de realizarem algum tipo de clonagem ao banco de dados da máquina.
Os dois tem que trabalhar juntos, tanto o Hardware quando o Software estando frequentemente em atualização.
...