Utilização da Tecnologia de Big Data na organização NIKE
Por: Gabriel Volpato • 16/8/2018 • Trabalho acadêmico • 556 Palavras (3 Páginas) • 412 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM MBA EM CIÊNCIA DE DADOS E BIG DATA ANALYTICS
Trabalho Disciplina Ciclo de Vida e Introdução à Linguagem R
Gabriel Volpato
Tutor: Prof. Edgar A. G G. Do Amaral
Flor da Serra do Sul - PR
2018
Pesquisa sobre utilização da tecnologia de Big Data na organização NIKE
A Nike é líder mundial em várias categorias de calçados esportivos e ocupa uma posição de liderança global no mercado global de vestuário esportivo. Também possui um forte compromisso com a tecnologia, design, fabricação, marketing e varejo. Mas para que isso pode ser conquistado a empresa precisou de muito estude e investimento.
Na década de 80, a Nike, empresa de calcados e acessórios esportivos inovou mundialmente ao criar um modelo de marketing baseado no patrocínio de atletas, no qual Michael Jordan era seu principal garoto-propaganda. Ela fechou parceria com uma empresa especialista em tecnologia, no intuito de desenvolver um software que fosse usado por praticantes de running, informando a eles frequência de batimentos cardíacos, velocidade, quantidade de passos dados, distância percorrida e muitos outros dados.
O maior acerto da empresa foi integrar esse app com as redes sociais, estimulando amigos e fãs de corrida a compartilharem suas informações, propiciando uma certa “competição” entre os atletas. O estímulo a esse comportamento multiplicou exponencialmente a quantidade de dados gerados diariamente, os quais são usados pela Nike para compreender seu público, melhorar seus produtos ou desenvolver novos modelos de tênis e roupas esportivas.
A empresa implantou um modelo de fabricação sem possuir fabricas próprias, sua ação principal erra controlar o design, pesquisas e desenvolvimentos dos produtos, também controlava a distribuição, publicidade, relações públicas e o controle de seus patrocínios e patrocinados.
O modelo teve muito sucesso e se deu pois a Nike analisou e concluiu que fabricar era a parte do processo com menor importância dentro de uma visão empresarial pautada no marketing (Liney, 2014). As atividades poderiam ser feitas por empresas terceiras. O que ela precisava controlar era sua marca, veiculando-a aos feitos vitoriosos dos maiores esportistas do mundo.
Atualmente, a empresa atua mais como uma empresa de tecnologia do que uma empresa de material esportivo. A inovação tecnológica é a área que ela trata com mais carinho e mais investimento pois é nela que tem sua estratégia de mercado. São novas máquinas, novos processos tecnológicos, micro engenharia, pesquisas inéditas de novos materiais.
Também pode-se perceber que os objetivos não estão apenas pautados em seus produtos. A imagem e a marca Nike, construída com todos os esforços mencionados acima, é que aumenta o valor de mercado da empresa e permite uma experiência cada vez melhor na visão do consumidor. Também a Nike produz cada acessório para cada consumidor, dentro da loja com a vivência desta experiência, a customização de um produto que ele próprio montou. Isso, cada vez mais, aumenta o valor econômico da marca.
...