A ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Por: allanboladao • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.685 Palavras (11 Páginas) • 562 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE UNOPAR
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Allan Souza Fernandes
Itapetinga
2015
Allan Souza Fernandes
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Atividade apresentada em cumprimento às exigências do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Unopar, das disciplinas Interação Humano-Computador, Sistemas de Computação e Informação, Segurança da Informação e Ética, Política e Sociedade. 1º semestre.
Docentes: Merri Mozer, Marco Hisatomi, Adriane Loper, Tiaraju Dal Pozzo Pez.
Itapetinga
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
- OBJETIVO 05
- ATIVIDADE – PRIMEIRA PARTE 06
- ATIVIDADE – SEGUNDA PARTE 08
- ATIVIDADE – TERCEIRA PARTE 09
- CONCLUSÃO 12
- REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
O trabalho, ora proposto, tratará sobre os conhecimentos necessários afim de que possam ser obtidas as competências devidas para vir a se tornar um desenvolvedor de Sistemas de Informações.
2. OBJETIVO
Esta atividade objetiva qualificar o aluno para que o mesmo possa vir a aprimorar e fixar os conceitos já estudados sobre Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Primeira parte:
Faça as seguintes pesquisas:
- O que é Interface, Interação e Usuários? Dê exemplos de interfaces do cotidiano e da informática.
Interface é o nome dado a toda a porção de um sistema com a qual um usuário mantém contato ao utilizá-lo, tanto ativa quanto passivamente. A interface engloba tanto software quanto hardware (dispositivos de entrada e saída, tais como: teclados, mouse, tablets, monitores, impressoras e etc.).
Interação é o processo de comunicação entre pessoas e sistemas interativos. Neste processo, usuário e sistema trocam turnos em que um “fala” e o outro “ouve”, interpreta e realiza uma ação. Esta ação pode ser tão simples quanto dar uma resposta imediata à fala do outro, ou consistir de operações complexas que alteram o estado do mundo. A área de IHC estuda este processo, principalmente do ponto de vista do usuário: as ações que ele realiza usando a interface de um sistema, e suas interpretações das respostas transmitidas pelo sistema através da interface.
Usuário de informática é aquele que utiliza um programa ou equipamento criado por outro para facilitar suas tarefas
Exemplos de interfaces: dispositivos de entrada e saída, tais como teclados, mouse, tablets, monitores, impressoras, etc.
- Comente sobre design de interface.
Design de interface de usuário é o desenvolvimento de computadores, aplicações, máquinas, dispositivos de comunicação móveis, softwares e sítios web com o foco na experiência do usuário e interação. O objetivo do design de interface é tornar a interação do usuário o mais simples e eficiente possível, em termos de realização dos objetivos do usuário.
- Pesquise as gerações das interfaces.
Primeira Geração: comandos e interfaces de perguntas. A interação entre usuário e computador é puramente textual e feita através de comandos.
Segunda Geração: menu simples. O usuário tem uma lista de opções para selecionar um item através de código digitado.
Terceira Geração: orientada a janela, interfaces de apontar e apanhar. São interfaces conhecidas como “WIMP” (Windows, ícons, menu, pointing devices). Trazem o conceito de mesa de trabalho (Desktop).
Quarta Geração: hipertexto e hipermídia. Nessa geração, ela acrescenta na terceira geração as técnicas de hipertextos e multitarefa, e está presente na maioria das estações de trabalho e dos computadores atuais.
- Quais são os desafios de IHC?
Desenvolver tecnologias que melhorem o dia-a-dia de milhares de pessoas, explorando as suas potencialidades, usabilidade, ergonomia. Tornar as tecnologias acessíveis e ao dispor dos utilizadores finais a quem estas poderão ser realmente úteis.
O grande desafio passa não só pelo desenvolver de novas tecnologias e novas formas de interação, mas também pela sua comercialização e pela relação preço /qualidade e acessibilidade.
- O que é conceito de Qualidade de Uso? Comente sobre usabilidade, comunicabilidade e aplicabilidade.
Qualidade de Uso é a capacidade e facilidade dos usuários atingirem suas metas com eficiência e satisfação.
Usabilidade é o conceito de qualidade de uso mais amplamente utilizado. Está relacionado à facilidade e eficiência de aprendizado e de uso, bem como a satisfação do usuário. Comunicabilidade é a capacidade dos usuários entenderem o design tal como concebido pelo projetista. Aplicabilidade é um conceito relacionado a utilidade de um sistema com uma variedade de situações e problemas.
...