A Atividade A1 IHC Na Informática
Por: Gabriel Costa Felippe • 23/9/2022 • Trabalho acadêmico • 725 Palavras (3 Páginas) • 105 Visualizações
Desde a segunda revolução industrial no século XIX, a indústria automobilística tornou-se reconhecida como um dos maiores setores do mercado atual. Logo, entende-se que as maiores empresas dessa área estão em constante busca dos mais capacitados profissionais, como designers, programadores, engenheiros, profissionais em marketing e venda, e muitos outros.
Por consequência disso, são notados novos avanços tecnológicos em carros a cada ano que passa, seja no seu desempenho, no seu conforto, na sua interface, na sua segurança ou no design. Dessa forma, ao compararmos esses aspectos de modelos com mais de 10 anos de idade aos modelos atuais, não é possível apenas observar um aumento na sua qualidade geral, mas também na melhora da sua interface e, consequentemente, na interação do usuário.
Na imagem apresentada de um painel de carro na atividade A1, é possível identificar a presença de diversos conceitos relacionados a IHC (Interface Humano-Computador). Seja no conceito de cores e luz, visto que o painel, ao contrário de muito colorido e distrativo, é por grande parte preto com detalhes prateados, com as funções e informações importantes destacadas em branco, no ar-condicionado onde o frio e quente é indicado pelas cores azul e vermelho, o pisca-alerta ser destacado em vermelho para fácil localização e também indicar que não é um botão que deve ser apertado normalmente, no rádio que mostra suas informações no painel de luz, no painel de velocidade, rotações por minuto e nível de gasolina, com ponteiros e luzes que acendem ao ligar o carro.
Também é possível observar aspectos de ergonomia e de melhoria de qualidade de uso no câmbio e no volante, com formatos que sejam mais confortáveis as mãos, botões no volante para que o motorista tire as mãos do volante com menos frequência, e menos direções para mexer o câmbio, onde o motorista precisa apenas mexer apenas para frente ou para trás para ter acesso a todas as marchas, diferente de modelos onde também é necessário mexer para a esquerda ou para a direita.
Apesar de não poder ver os botões com alto detalhe por conta da qualidade da imagem, é possível observar que todos possuem alguma informação sobre o que fazem, seja por um ícone que a represente ou por uma palavra. Todavia, todas as informações parecem pequenas, o que pode dificultar para pessoas mais velhas ou que tenham problemas na visão para enxergar coisas de perto.
Ao observar esse painel de carro que aparenta ser de um Honda CRV 2009, já é possível observar diversas tecnologias, escolhas de design e implementações que não estariam presentes em carros mais antigos, e, também, identificar o que foi adicionado e modificado para chegarmos nos modelos atuais de 2020 ou 2021, como a adição do painel multimidia, o painel do motorista se tornar digital, mais botões no volante e menos botões no painel central, e o aumento de carros automáticos que não possuem mais cambio. O que torna o caso da evolução da interface dos carros ao longo do tempo muito eficaz para o estudo da IHC.
Diferente de um telefone, um computador ou uma televisão, o uso incorreto das funcionalidades de um carro pode facilmente causar uma fatalidade ao usuario ou outras pessoas. Portanto, a melhora da interação entre o motorista e seu carro é de grande importancia para nossa sociedade atual, que ainda depende de automoveis para realizar
...