A Atividade de IAC
Por: Rodrigo Perote • 22/3/2022 • Exam • 936 Palavras (4 Páginas) • 413 Visualizações
QUESTÃO 01. A inteligência artificial é a capacidade dos sistemas cibernéticos (formados por computadores, softwares, sensores e atuadores) de imitar funções cognitivas dos seres humanos, funções estas que podemos resumir em algumas características fundamentais para o embasamento do conceito em si. Assinale a alternativa que contém as características fundamentais que devem estar presentes em um sistema computacional para que possa ser caracterizado, de fato, como uma inteligência artificial.
a)resolução de problemas – criatividade – percepção.
b)resolução de problemas – aprendizado – criatividade.
c)sensibilidade – nobreza – ética.
d)resolução de problemas – aprendizado – percepção.
e)aprendizado – percepção – criatividade.
QUESTÃO 02. Observe a afirmação a seguir: Uma inteligência artificial deve ter a capacidade de utilizar dados e resultados anteriores para melhorar seus parâmetros de funcionamento e, assim, produzir resultados cada vez melhores em execuções futuras de suas funções. Assinale a alternativa que melhor sintetiza a capacidade descrita na afirmação anterior.
a)Criatividade.
b)Processamento de Linguagem Natural.
c)Representação do Conhecimento.
d)Resolução de Problemas.
e)Aprendizado.
QUESTÃO 03. Em 1965 o pesquisador Joseph Weizenbaum, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), criou o programa ELIZA, capaz de compreender sintaticamente um conjunto de sentenças digitadas e de dar respostas, comunicando-se
com quem trocasse mensagens com ele. Assinale a alternativa que sintetiza melhor a capacidade exibida pelo programa ELIZA.
a)Representação do Conhecimento.
b)Processamento de Linguagem Natural.
c)Empatia para com o interlocutor.
d)Aprendizado baseado em experiência.
e)Raciocínio aeroespacial.
QUESTÃO 04. Defina com suas próprias palavras: (a) inteligência, (b) inteligência artificial, (c) agente, (d) racionalidade, (e) raciocínio lógico.
QUESTÃO 05. Leia o artigo original de Turing sobre IA (Turing, 1950). No artigo ele discute diversas objeções sobre sua iniciativa proposta e seu teste de inteligência. Que objeções ainda exercem influência? Suas refutações ainda são válidas? Você consegue imaginar o surgimento de novas objeções de desenvolvimento desde que ele escreveu seu artigo? No artigo ele prediz que por volta do ano 2000, um computador terá 30% de probabilidade de passar em um teste de Turing de 5 minutos com um interrogador não especializado. Que chance você acha que um computador teria hoje? E daqui a 50 anos?
QUESTÃO 06. As ações reflexas (como recuar de um fogão quente) são racionais? São inteligentes?
QUESTÃO 07. Suponha que estendamos o programa ANALOGY de Evans para que possa alcançar 200 em um teste de QI. Dessa forma teríamos um programa mais inteligente que um ser humano? Explique.
QUESTÃO 08. A estrutura neural da lesma do mar Aplysia foi amplamente estudada (primeiro por Eric Kandel, Prêmio Nobel) porque tem apenas cerca de 20 mil neurônios, a maioria deles grandes e facilmente manipuláveis. Assumindo que o ciclo de tempo para um neurônio da Aplysia é praticamente o mesmo de um neurônio humano, como é que a capacidade de processamento, em termos de atualizações por segundo da memória, compara-se ao computador de alta capacidade descrito na Figura 1.3?
QUESTÃO 09. Como a introspecção — o exame que alguém faz de seus próprios pensamentos mais íntimos - poderia ser imprecisa? Eu poderia estar errado sobre aquilo em que estou pensando? Discuta.
QUESTÃO 10. Até que ponto os sistemas seguintes são instâncias de inteligência artificial?
•Leitores de código de barra de supermercados.
•Menus de voz de telefones.
•Mecanismos de busca na Web.
•Algoritmos de roteamento da Internet que respondem dinamicamente ao estado da rede.
QUESTÃO 11. Muitos dos modelos computacionais de atividades cognitivas que têm sido propostos envolvem operações matemáticas bastante complexas, como a convolução de uma imagem com o filtro de
...