A CRISE DO SOFTWARE
Por: Marcos Vinicius Rocha da Silva • 28/3/2016 • Projeto de pesquisa • 719 Palavras (3 Páginas) • 1.151 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Sem sobra de dúvidas, um Software é uma forma eficiente de gerenciar uma empresa, sendo com o controle de estoque, funcionário, gastos e etc... Não é difícil encontrar um sistema eficiente para uma empresa.
Por volta da década de 70, durante a elaboração de um software ou manutenção, era encontrado vários problemas, que serão relatados a seguir, esses problemas foram chamados de crise do Software. Uma tentativa para solucionar esse problema foi a criação da Engenharia de Software. (JÚNIOR, 2010)
2 A CRISE DO SOFTWARE
Em 1966 Robert H. Dennard criou a memória semicondutora na IBM, gerando um marco em Hardware onde utilizava-se memórias de núcleos, como o ENIAC, que possuía aproximadamente 18 mil válvulas, sendo uma máquina enorme que ocupava uma sala com dezenas de metros quadrados. A produção das memórias semicondutoras só ocorreu em 1970 pela Intel e um ano após foi lançado o Intel 4004 com menos de 3 mil transístores, porem com um desempenho bem superior ao ENIAC. Essa evolução de Hardware afetou a produção de Software de forma drástica, pois nestes novos equipamentos era possível trabalhar com um sistema bem complexo e elaborado. (KOSCIANSKI, 2007)
A crise de software ocorre quando o sistema não satisfazia todos os envolvidos no projeto, sejam clientes, desenvolvedores e/ou usuários. Os problemas podem ocorrer em diferentes etapas do processo de desenvolvimento: análise, projeto, construção, implantação ou manutenção. (REZENDE, 2005)
“A maior causa da crise do software é que as máquinas tornaram-se várias ordens de magnitude mais potentes! Em termos diretos, enquanto não havia máquinas, programar não era um problema; quando tivemos computadores fracos, isso se tornou um problema pequeno e agora que temos computadores gigantescos, programar tornou-se um problema gigantesco. ” (Dijkstra, 1972)
Segundo Ricardo Argenton Ramos, pós-doutorado na University of Waterloo, Canadá (2014 - 2015). Os problemas associados a Crise do Software eram as caraterísticas próprias do mesmo, falhas das pessoas responsáveis pelo desenvolvimento de software, falta de planejamento e comunicação.
Um caso muito interessante, foi o desenvolvimento do foguete Ariane 501, que teve 10 anos de trabalho e bilhoes de dolares perdido pelo fracasso do seu Software, onde um overflow (estouro de memória), teve seus computadores desligados e acionando o modo de autodestruição.
E o que pode ocasionar um Software de má qualidade? Provocam horas de trabalho perdidas, dados de negócios perdidos ou corrompidos, oportunidade de vendas desperdiçadas, com elevados custos com manutenção e baixa satisfação dos clientes. (CABRAL. SILVA. SOUZA. 2014). Com todos esses problemas no desenvolvimento de um sistema, surge a engenharia de Software.
3 ENGENHARIA DE SOFTWARE
A engenharia de software é a aplicação sistemática, cumprindo o que foi proposto e com abordagem quantitativa para o desenvolvimento, a utilização e a manutenção do software. (IEEE,). Também é um estudo do método que desenvolve soluções profissionais utilizando-se dos recursos de software, observando os padrões requeridos de qualidade, produtividade e efetividade. (REZENDE, 2005)
Na visão de Ricardo Argenton Ramos, os elementos da engenharia de Software são:
“MÉTODOS:
• Fornecem os detalhes sobre como fazer para construir o software.
• Planejamento e estimativa de projeto
• Análise de requisitos de software e de sistemas
• Projeto da
...