A Engenharia de Software
Por: Matheus Capelanes • 12/6/2021 • Trabalho acadêmico • 4.854 Palavras (20 Páginas) • 187 Visualizações
Conceitos de Lógica de Programação
Ferramentas de programação (compiladores)
Constantes e variáveis
Operadores relacionais
Operadores lógicos
Estruturas de controle sem repetição
Comando Se
Comando Caso
Estruturas de controle com repetição
Comando Enquanto
Comando Para
Comando repita
Vetores
Matrizes
Estruturas de Dados
Filas
Listas
Pilhas
Lógica de Programação – Manzano/Figueiredo
Lógica de Programação – Forbellone
Ferramentas de programação
Visualg 2.0 / 2.5 / 3.0 - free
Dev c++ 5.1.1 - free
Lógica: uma sequencia de ações ordenadas com um objetivo específico para resolver um determinado problema.
Lógica de programação: um conjunto de instruções em uma sequencia ordenada feita em alguma linguagem de programação com o objetivo de resolver um problema específico.
Esse conjunto de instruções é feito pelo desenvolvedor e executado pela máquina.
Ferramentas de programação: Java, C#, phyton, Ruby, PHP, etc....
Fritar ovo
1 – Pegar o ovo
2 - Pegar a frigideira
Colocar o óleo
Ligar o fogo
Quebrar o ovo
3 – colocar o ovo na frigideira
Colocar o sal
4 – fritar
Desligar o fogo
Tirar o ovo da frigideirae por no prato
5 - comer
1 | Sair do banco | 10 |
2 | Aguardar a vez de ser atendido | 4 |
3 | Entrar na fila do caixa | 3 |
4 | Digitar a senha | 7 |
5 | Entrar no banco | 1 |
6 | Informar o valor a ser retirado | 5/6 |
7 | Procurar a fila do caixa | 2 |
8 | Pegar o comprovante, cartão e dinheiro | 8 |
9 | Entregar o cartão ao caixa | 6/5 |
10 | Conferir o valor | 9 |
Qual a sequencia para se obter a resposta da operação matemática “5 multiplicado por 6 mais 2, dividido por 3” em uma calculadora simples?
1 – pegar a calculadora
2 – ligar a calculadora
3 – digitar “5”
4 – digitar “x”
5 – digitar “6”
6 – digitar “=”
7 – digitar “+”
8 – digitar “2”
9 – digitar “=”
10 - digitar “/”
11 – digitar “3”
12 – digitar “=”
13 – desligar calculadora
[pic 1]
. .[pic 2]
Algoritmo: conjunto de instruções colocadas em alguma ferramenta de programação que será executado pela máquina
[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
Como escrever algoritmos:
1 – Em português / inglês estruturado
2 – Usando fluxogramas
REGRAS DO PORTUGUES ESTRUTURADO
1 – Começa sempre com a palavra Inicio
2 – Termina com a palavra Fim
3 – Apenas uma instrução por linha
4 – Todas as instruções devem ficar um pouco a direita do bloco início/fim (indentação)
Inicio
Entrar no banco
Procurar fila
Entrar na fila
Aguardar a vez
Entregar cartão
Informar valor
Digitar senha
Pegar o comprovante, cartão e saque
Conferir valor
Sair do banco
Fim
[pic 8]
Indica inicio ou fim do fluxo
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Cálculos, atribuições e instruções imperativas
[pic 10]
Conector: indica continuação do fluxo
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1[pic 18]
1
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1[pic 34]
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Constantes e Variáveis
Constantes: São valores fixos utilizados em um algoritmo que se mantém com o mesmo conteúdo durante toda a execução do algoritmo
Variáveis: São áreas de memória que contém valores que podem ser alterados durante a execução do algoritmo
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