A Engenharia de Software
Por: anahholanda • 26/9/2023 • Trabalho acadêmico • 2.537 Palavras (11 Páginas) • 59 Visualizações
UNIP
2023
Resumo
Este projeto utilizará os conhecimentos das disciplinas: Engenharia de Software II, Economia e Mercado, Projeto de Interface com o Usuário e Programação Orientada a Objetos I. Criando um sistema de reserva de equipamentos audiovisuais para o colégio Vencer Sempre, que tem como objetivo facilitar e agilizar o processo de empréstimo de equipamentos de multimidia para os professores. Atualmente, a reservar desses equipamentos é um processo manual e ineficiente, para remediar isso, a escola contratou uma empresa para criar um sistema de reserva de equipamentos que permita que os colaboradores reservem os equipamentos necessários de forma fácil e eficiente.
Palavra-chave: Engenharia de Software II, Economia e Mercado, Projeto de Interface com o Usuário, Programação Orientada, Sistema de reserva, Equipamentos de multimidia.
Abstract
This project will use knowledge from the disciplines: Software Engineering II, Economy and Market, User Interface Design and Object-Oriented Programming I. with the aim of facilitating and speeding up the process of borrowing multimedia equipment for teachers. Currently, reserving such equipment is a manual and inefficient process, to remedy this, the school engaged a company to create an equipment reservation system that allows employees to reserve the necessary equipment easily and efficiently.
Keywords: Software Engineering II, Economy and Market, User Interface Design, Oriented Programming, Reservation System, Multimedia Equipment.
1. Introdução
Os professores estão acostumados a ensinar com giz, quadro-negro e conhecimento, apresentando conteúdo de uma forma simples e que os alunos ficam entediados. Assim, o colégio Vencer Sempre disponibiliza equipamentos de informática, vídeo e áudio para seus professores, decidiu investir no desenvolvimento de um sistema de empréstimo de equipamentos audiovisuais aos profissionais de educação da escola a pedido destes profissionais. Assim, a criação do software foi assegurada pela empresa Technology Fantasy, responsável por modernizar o processo de locação deste equipamento audiovisual por meio de um sistema simples e moderno, para que os profissionais da educação do colégio Vencer Sempre tenham sempre uma oportunidade de realizar aulas dinâmicas que melhorarem o relacionamento com os alunos.
2. Economia e Mercado
As empresas de Tecnologia chegaram no mercado como um meio para oferecer uma solução para os seus consumidores, fornecendo serviços específicos e maior qualidade de serviço e fazendo o máximo para dar maior atendimento ao cliente.
2.1 Agentes econômicos
O Colégio Vencer Sempre precisa desenvolver uma implementação de software para fazer a reserva de equipamentos pois ela utiliza um sistema de locação ultrapassada para os tempos atuais, para isso ela resolveu buscar no mercado da tecnologia soluções que pode ajudar, o colégio buscou a empresa Technology Fantasy, que vai dar todo o atendimento e suporte necessário para fazer a implementação desse sistema de software.
O principal agente econômico que atuará diretamente com a empresa para o desenvolvimento de software é o colégio vencer sempre, ele irá fornecer o valor necessário para o desenvolvimento desse software e fornecerá o valor para a manutenção dele.
2.2 Cálculo do valor do sistema de Software
O valor será calculado da seguinte forma: o valor cobrado será com base no valor hora do desenvolvedor de software da empresa (programador), caso o colégio necessite de algo a mais será cobrado um valor adicional por este serviço e será acrescentado no valor final do projeto, lembrando que gastos como almoço e transporte do funcionário já está incluso no valor hora.
Será cobrado R$45,00 por hora, ele irá trabalhar quatro horas por dia durante cinco dias na semana, totalizando 20 dias uteis de trabalho, sendo assim, será calculado o valor para o desenvolvimento deste software. Fórmula para cobrança:
45,00 R$ X 4H = 180 R$
180 R$ X 5 DIAS = 900 R$ POR SEMANA
900 R$ X 4 SEMANAS = 3.600
3.600 R$
O prazo para entrega da implementação de software será de quatro semanas totalizando 1 mês, pois a empresa não irá trabalhar em finais de semana.
3. Engenharia de Software II
Dentre a importância da área de engenharia de software está a especificação, desenvolvimento, manutenção e criação de software, com aplicação de tecnologias e práticas de gerenciamento de projetos e outras disciplinas, voltadas para qualidade, produtividade e organização. Neste capítulo, serão abordados de forma clara os pontos em questão, que dizem respeito ao projeto de desenvolvimento do sistema Fábrica de Software em colaboração com o colégio Vencer Sempre.
3.1 Requisitos funcionais, não funcionais e de negócios
Os requisitos funcionais definem a funcionalidade de um sistema de software ou seus componentes, declarando o que o software faz em termos de tarefas e serviços. As funções são descritas como um conjunto de entradas, seus comportamentos e saídas. Portanto, temos principalmente os seguintes cenários no sistema de reserva do equipamento:
Tabela 1: Requisitos Funcionais
1. [ENTRADA] O profissional da educação faz login.
2. [SAÍDA] O sistema libera acesso.
3. [ENTRADA] O profissional da educação seleciona a data futura para uso dos equipamentos e as opções entre Modalidade, Apoio e Alocação:
3.1. Variante: Prosseguir para a próxima página.
Variante 3.1: Clicou no botão verde para prosseguir para a próxima página.
4. [ENTRADA]
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