A Engenharia de Software
Por: Stevam Fox • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 425 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
Engenharia de Software
A Engenharia de Software teve seu inicio na década de 1960 como um meio para acabar com a crise do software. Antigamente os softwares eram produzidos de maneira desordenada com baixa qualidade, isso fez com que empresas pensassem em uma maneira de desenvolvê-los com maior qualidade e em menor tempo como uma tentativa de sair de tal crise.
Esta área da computação é voltada ao estabelecimento de técnicas, processos, métodos, ferramentas e ambientes de suporte ao desenvolvimento de software. Estes processos e técnicas são apontados como fundamentais para uma maior produtividade e obtenção de um produto de qualidade.
Engenharia de software requer habilidades com raciocínio lógico e matemáticas bem desenvolvidas, é uma área que esta em constante inovação e atualização. Para atuar na área é necessário ter disciplina, determinação, vontade e capacidade para enfrentar novos desafios, visando também sempre buscar mais conhecimento. Um bom entrosamento para trabalhar em equipe é necessário.
No desenvolvimento de software existem metodologias as quais são um conjunto estruturado de práticas que servem para não tornar a tarefa um verdadeiro caos.
Principais Metodologias:
Análise estruturada - É um método de análise de requisitos de software, uma atividade de construção de modelos.
Metodologia Orientada a Objetos - Tem o intuito de minimizar os problemas encontrados até então na criação de softwares complexos.
Metodologias Ágeis - Opção tradicional para desenvolver softwares, visando a entrega rápida e continua de softwares funcionais.
Planejamento e Gerenciamento
Para que um produto de software seja entregue com sucesso e com boa qualidade, antes ele deverá ser planejado e gerenciado cuidadosamente por um grupo de pessoas, pois são produtos complexos e com muitas partes envolvidas.
O planejamento está diretamente ligado ao processo de software, ele indicará as atividades a serem realizadas. Estimativas são criadas e necessárias para indicar quem e quantos irão realizar as atividades, quando serão realizadas e finalizadas, quanto elas deverão custar e prazos devem ser determinados. Análise de riscos e as revisões periódicas também são fundamentais para garantir que o projeto seja cumprido.
Sem um bom planejamento, os desenvolvedores não saberão o que fazer e não terão datas para iniciar ou terminar o trabalho, não saberão tamanho, quantidade e orçamento, resultando em um produto de má qualidade ou até mesmo não resultando em produto algum.
O gerenciamento nada mais é do que fazer cumprir o que foi planejado. O gerente tem como objetivo organizar e coordenar a equipe, controlar e analisar as atividades de produção, fazer cumprir prazos e custos visando a garantia e qualidade do produto de software.
...