A Engenharia de Software
Por: Rafael Reis • 11/6/2015 • Trabalho acadêmico • 735 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
ENGENHARIA DE SOFTWARE
05/03/2014
Continuação: MODELO CASCATA
C. Implementação e Teste Unitário: Durante este estágio, o projeto de software é desenvolvido como um conjunto de programas. O teste unitário envolve a verificação de que cada unidade atenda a sua especificação.
D. Implementação e teste de sistema: As unidades individuais dos programas são individuais dos e testados como um sistema completo para assegurar que os requisitos tenham sidos atendidos.
E. Operação e Manutenção: Normalmente, esse é fase mais longa do ciclo de vida. O sistema é instalado e está em uso. A manutenção envolve a correção de erros que não foram descobertos em estágios iniciais. Há melhoria e aplicação dos serviços em resposta a descoberta de novos requisitos.
CARATERISTICAS
Estágio seguinte só inicia após o termino do anterior
O feedback só ocorrer ao final de todo o processo, ou na melhor das hipóteses ao final de cada etapa.
O retrabalho gera um custo muito alto.
A solução de problemas fica cada ver mais tardia e cara.
O software é colocado em uso no estágio final do ciclo de vida.
Vantagem: Permite uma grande visibilidade gerencial pois permite o acompanhamento do progresso.
Desvantagem: Divisão inflexível do projeto em estágios. Mudança de requisitos são mais difíceis e demorados para serem atendidas.
Em princípio, usado apenas em cenários com poucas mudanças.
2.2.2 MODELO INCREMENTAL
Especificação Versão inicial
Descrição do escopo Desenvolvimento Versões Intermediárias
Validação Versão Final
Baseado em desenvolver uma implementação inicial, expô-la aos usuários para ter comentários e continuar a criação de vários versões até que tenhamos um modulo final.
Atividades de especificação, desenvolvimento e validação são intercaladas, e não separadas , com rápido feedback entre todos as atividades.
CARACTERISTICAS:
É uma parte fundamental das abordagens ágeis.
É mais barato e mais fácil fazer mudanças.
A cada incremento ou versão do sistema é incorporada alguma funcionalidade.
Nas versões iniciais incluem-se as funcionalidades mais importantes ou mais urgentes.
Custo de mudança é reduzido.
Aguantidade de análise e documentação a ser refeita é menor.
É mais fácil obter feedback.
Os comentários e conclusões ocorrem a cada entrega.
É possível ter entregas com valor (software útil) de forma mais rápida.
Atualmente é a abordagem mais comum para o desenvolvimento de sistemas.
3. Metodologias Ágeis
São métodos de desenvolvimento incremental.
Estudos iniciais desde 1990.
Tornou-se popular em 2001.
Grupo de 17 especialistas em processo de desenvolvimento de software.
Necessidade de envolvimento do cliente no processo de desenvolvimento para obter feedback rápido e levantamento de requisitos.
São adaptativas ao invés de serem preditivas
“Manifesto Ágil”
*Mais indivíduos e interações do que processos e ferramentas
*Software em funcionamento do que documentação abrangente
* Colaboração do cliente
3.1 EXTREME PROGRAMMING
Também chamado de XP
Beck
Desenvolvimento leve, focado na implementação, para times de qualquer tamanho.
PRATICAS:
Planejamento incremental
Pequenos releases
Projetos simples
Desenvolvimento
Refatoração
Programação em pares
Propriedade Coletiva
Integração continua
Ritmo sustentável
Cliente no local
12/03/14
3.2. SCRUM
- Baseado
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