A Governança de Tecnologia da Informação
Por: Fernando de Arezzo • 27/6/2021 • Trabalho acadêmico • 492 Palavras (2 Páginas) • 91 Visualizações
Responda as questões com base na leitura da apostila, Unidade I e II
Valor total da atividade 10
1. Em suas palavras, o que você entende por Governança de TI? Quais os objetivos da Governança de TI? (2 pontos)
O aumento do tamanho das empresas criou o conceito de corporação. Devido ao tamanho, a complexidade de uma corporação também aumentou. Deste modo fez-se necessário o estudo da gerência corporativa, um modo de organizar e gerenciar as corporações. Além disso, com a presença da informática nos setores corporativos e com seu consequente aumento de complexidade, fez-se necessário o surgimento da governança de tecnologia da informação, que é , na verdade, uma fração da governança corporativa.
2. Descreva o que você entende sobre a Lei SOX. Que controles de TI podem ser avaliados por esta Lei? (não copiar o conceito da apostila) (2 pontos)
No final do século passado, os EUA registraram diversas inadimplências administrativas em empresas estatais. Desde modo, criaram uma lei para aumentar a confiabilidade nas empresas e corporações americanas. Dentre muitas exigências, a lei exige um maior controle interno dos relatórios financeiros. Especificamente no caso da TI, são avaliados os controles gerais, o controle das operações e processamento de transações.
3. Explique, de forma sucinta, o que são as cinco decisões-chave da Governança de TI. (2 pontos)
Existem padrões decisórios fundamentados em questões básicas sobre a governança de TI, como infraestrutura, arquitetura e priorização. Sempre a alta gerência de TI deverá se deparar com os mesmos problemas, de forma que a estrutura decisória já está formada. Ela é baseada no que se chama decisões-chave.
4. O que é a Arquitetura de TI no conceito de Governança de TI? (1 ponto)
De forma geral, a arquitetura é um meio de dispor as partes de um edifício para atingir a um fim determinado (comercial, residencial, religioso etc). No campo de TI, a arquitetura é a disposição dos diversos elementos de TI para atingir um determinado fim. Assim, a arquitetura de TI prevê, por exemplo, o uso de grandes bancos de dados em corporações com grande volume de informações.
5. O que você entendeu sobre os Arquétipos de TI? Em sua opinião, qual predomina nas organizações? (2 pontos)
É uma divisão de formas de governo de TI fundamentada na divisão das formas de governo políticas. A monarquia de negócio parece ser ainda o arquétipo mais utilizado. Já que as decisões, muitas vezes, partem da alta gerência. Além disso, pouca ênfase se dá à informática em diversas corporações. Apesar disso, tal quadro vem mudando rapidamente.
6. Como os Arranjos de Governança de TI influenciam ou afetam as metas de desempenho de uma organização? (1 ponto)
Ora, os arranjos de governança preveem as decisões de acordo com os arquétipos. A primeira consequência drástica é o aumento da eficiência decisória, já que de posse de maior organização, a corporação pode decidir-se mais rapidamente. Como segunda consequência, há o fato da economia de recursos, devido ao processo decisório ser mais enxuto. Ambos os fatores corroboram
...