A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA RESOLVER UM LABIRINTO POR UM ROBÔ SEGUIDOR
Por: thayller • 9/11/2018 • Trabalho acadêmico • 5.658 Palavras (23 Páginas) • 617 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA
“Dr. THOMAZ NOVELINO”
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Thayller vilelacintra cintra
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA RESOLVER UM LABIRINTO POR UM ROBÔ SEGUIDOR
FRANCA/SP
2018
THAYLLER VILELA CINTRA
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA RESOLVER UM LABIRINTO POR UM ROBÔ SEGUIDOR
Trabalho de Graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia de Franca - “Dr. Thomaz Novelino”, como parte dos requisitos obrigatórios para obtenção do título de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de sistemas.
Orientador: Carlos Eduardo F Roland
FRANCA/SP
2018
THAYLLER VILELA CINTRA
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA RESOLVER UM LABIRINTO POR UM ROBÔ SEGUIDOR
Trabalho de Graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia de Franca - “Dr. Thomaz Novelino”, como parte dos requisitos obrigatórios para obtenção do título de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de sistemas.
Trabalho avaliado e aprovado pela seguinte Banca Examinadora:
Orientador(a) :
Nome : Orientador
Instituição : Faculdade de Tecnologia de Franca – “Dr. Thomaz Novelino”
Examinador(a) 1 :
Nome : Examinador_1
Instituição : Instituição_1
Examinador(a) 2 :
Nome : Examinador_2
Instituição : Instituição_2
Franca, XX de dezembro de 2016.
AGRADECIMENTO
Dedico o presente Trabalho de Graduação a Deus, aos meus familiares e meu orientador.
Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção.. Steve Jobs
RESUMO
Com as novas tecnologias voltados para os veículos com o foco de diminuir os riscos de acidentes e dessa forma neste projeto será demonstrado através de um método específico a tomada de decisão de um veículo durante o um trajeto qualquer e para isso será desenvolvido a lógica de como o robô percorreria um labirinto e para demonstrar essa lógica será desenvolvido um algorítimo em portugol. Após a revisão bibliográfica podemos adquirir o conhecimento necessário para desenvolver um algoritmo que se baseia em um dos vários métodos de resolução de labirinto. Após a obtenção desse conhecimento escolhemos um modelo de labirinto e em cima desse modelo escolhemos um método para o desenvolvimento do algoritmo.
Palavras-chave: ADS. Robô Seguidor. Pololu. Veículo. Trabalho de Graduação.
ABSTRACT
With the new technologies focused on the vehicles with the focus of reducing the risks of accidents and in this way in this project will be demonstrated through a specific method the decision making of a vehicle during any one route and for this will be developed the logic of how the robot would run a labyrinth and to demonstrate this logic will be developed an algorithm in portugol. After the bibliographic review we can acquire the necessary knowledge to develop an algorithm that is based on one of several methods of labyrinth resolution. After obtaining this knowledge we chose a labyrinth model and on top of this model we chose a method for the development of the algorithm.
Keywords: ADS. Follower Robot. Pololu. Vehicle. Graduation work.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – ROBÔ ZUMO 32U4 DE FRENTE 34
Figura 2 – ROBÔ ZUMO 32U4 DE CIMA 34
Figura 3 – LABIRINTO DE BACKTRACKER 36
Figura 4 – LABIRINTO DE KRUSKAL 37
Figura 5 – LABIRINTO DE PRIM 38
Figura 6 – LABIRINTO DE ALDOUS-BRODER 39
Figura 7 – LABIRINTO DE WILSON 40
Figura 8 – LABIRINTO DE CRESCENTE DA ÁRVORE 41
Figura 9 – LABIRINTO DE WILSON 42
Figura 10 – LABIRINTO DE CRESCENTE DE ELLER 43
Figura 11 – LABIRINTO DE DIVISÃO RECURSIVA 44
Figura 12 – LABIRINTO DE ÁRVORE BINÁRIA 45
Figura 13 – LABIRINTO DE SIDEWINDER 46
Figura 14 – REPRESENTAÇÃO DO MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE LABIRINTOS 48
Figura 15 – REPRESENTAÇÃO DA REGRA DA MÃO DIREITA 49
Figura 16 – PRINT SITE POLULO 50
Figura 17 – PRINT SITE POLULO 50
Figura 18 – PRINT AREA DE TRABALHO WINDOWS 51
Figura 19 – PRINT IDE ARDUINO 52
LISTA DE SIGLAS
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
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