A Inteligência Artificial
Por: Gabi12gb • 15/9/2018 • Relatório de pesquisa • 1.350 Palavras (6 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
SISTEMA DE INFORMAÇÃO -
gabriela oliveira da costa - 236112015
PORTIFÓLIO
...............................................................................................................................
Guarulhos
2017
gabriela oliveira da costa
PORTIFÓLIO
Trabalho apresentado ao Curso Sistema de Informação da Faculdade ENIAC para a disciplina Inteligência Artificial.
Prof. Marcondes Cleber Brito da Silva
Guarulhos
2017
[pic 2]
Agentes inteligentes:
- Definição:
Um agente é tudo o que se pode ser considerado capaz de perceber seu ambiente por meio de sensores e de agir sobre esse ambiente por intermédio de atuadores.
Um agente humano tem olhos, ouvidos e outros órgãos como sensores, tem mãos, pernas,boca e outras partes do corpo que servem como atuadores.. Um agente róbotico poderia ter câmeras e detectores da faixa de infravermelho funcionando como sensores e vários motores como atuadores agente de software recebe frequencias de teclas digitadas, conteudo de arquivos e pacotes de rede como entradas sensórias e atua sobre o ambiente exibindo algo na tela,gravando arquivos e enviando pacotes de rede.
Exempos:
- Robôs
- Softbots
- Veículos autônomos
- Aplicações:
- Gerenciamento de tráfego e serviços de transporte
- Controle de redes de comunicação e de computadores
- Sistemas de potência
- Gerenciamento de transações de bancos, comércio
- Monitoração, supervisão e controle de processos industriais
- Sistemas de manufatura
- Atendimento e serviços médicos, etc.
- Tipos de agentes inteligentes:
As principais classes de agentes são definidas do seguinte modo:
- Agentes Reativos
- Agentes colaborativos
- Agentes de Interface
- Agentes móveis
- Agentes para coletar informações
Agentes Reativos:
Um agente reativos é um sistema de produção onde entradas do ambiente são comparadas com regras para determinar que ações executar.
Exemplo:
Um sistema de correio eletronico que examina cada mensagem que chega e compara com o conjunto de regras ou modelos e as classifica de acordo com o mesmo.
Agentes Colaborativos:
São sistemas multiagentes nos quais os agentes colaboram entre si para alcançar meta. Tipicamente não possuem a capacidade de aprender, embora alguns tenham capacidades simples de aprendizagem.
Exemplo:
Caso o sistema falhar ou fornecer informações incorreta, isto não afetará o desempenho geral do sistema. Porque outros agentes fornecerão informações corretivas.
Agentes Interface:
É um conjunto de números reais é capaz de usar sua função de utilidade para derivar uma pontuação ou um valor de utilidade.
Exemplo:
O agente podera atribuir um valor de utilidade alto a paginas que sejam escritas em inglês e que aparecam ser provenientes de uma fonte confiavel.
Agentes Móveis:
São capazes de si mover de um local a outro, no caso de robôs móveis isso é literalmente se movimentar no espaço físico.
Agentes móveis de software geralmente se refere á internet ou a outra rede.
Exemplo:
Um vírus de computador pode ser considerado como uma forma de agentes móveis, embora a maioria dos vírus não seja inteligente mas meramente autônoma.
Agentes de Informação:
São geralmente usados na internet e, por isso, ás vezes são chamados de agentes de internet. É usado para ajudar o usuario a encontrar, filtrar e classificar informações provenientes da vasta diversidade de fontes disponiveis na internet.
Exemplo:
O usuario mostra ao agente exemplos de páginas que são relevantes e páginas que não são relevantes e o sistema aprende a diferenciar os dois grupos.Outros agentes são diferenciados por palavras-chave ou técnicas mais sofisticadas de recuperação de informação para indentificar material relevante para o usuario.
[pic 3]
- Sistema especialista:
- Definição:
Sistemas especialistas são programas destinados a solucionar problemas em campos específicos de conhecimento. Estes programas devem ter desempenho comparável ao dos especialistas humanos na execução dessas tarefas.
- Arquitetura:
Um sistema de gerenciamento da informação, deverá ser construído a partir da integração dos seus elementos básicos: interface com o usuário, base do conhecimento e motor de inferência.
È todas as propriedade que um agente apresenta e devem estar implicitas em sua arquitetura. Um conjunto dos módulos e suas interações de devem prover uma resposta para a questão de como os sensores de dados e o estado interno corrente do agente determinam suas ações e futuros estados internos. Uma arquitetura abrande técicas e algoritmos para suportat esta metodologia.
...