A Inteligência Artificial
Por: Matheus Amaral de Castro • 22/4/2020 • Projeto de pesquisa • 406 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
[1]
Estudo de caso Inteligência Artificial: Assistente virtual Sophie
Criada pela empresa Stefanini Group, Sophie é uma plataforma baseada em computação cognitiva capaz de interagir com usuários humanos e sistemas por meio de um conjunto crescente de interfaces de texto e voz. É composta por um conjunto de softwares, sistemas e processos que permitem acelerar e melhorar o desempenho de sistemas que interagem com o consumidor.
A abordagem da inteligência Artificial da Sophie é a abordagem cognitiva. A abordagem cognitivista é a forma cientifica de estudar a aprendizagem a partir de fatores externos às pessoas, buscando encontrar explicações para comportamentos inteligentes baseados em aspectos psicológicos e processos algorítmicos.
Além disso, a plataforma Sophie contempla um modelo hibrido, com redes semânticas capazes de representar conceitos e relações e um alto nível para tarefas de linguagem. Utiliza-se de vários algoritmos complexos de inteligência artificial, para fazer buscas rápidas e respostas mais rápidas ainda, aplicando quase que todas faces de aplicações da inteligência artificial através de outra plataforma mundialmente conhecida, que é a IBM Watson.
No cenário atual em que vivemos, e, em busca de colaborar no momento de crise da pandemia do Covid-19, a empresa criadora da plataforma disponibilizou de forma gratuita a utilização da Sophie para responder dúvidas sobre o novo coronavírus. Ela interage com o usuário fornecendo informações atualizadas da doença, sintomas e como prevenir, além de cadastrar e acompanhar casos de pessoas infectadas com baixo grau de risco, o que é eficaz para ajudar a descongestionar o sistema de saúde do país.
Thayane Soares de Castro Santos
thayane.david@gmail.com
...