A Organização de Computadores Atividade
Por: Augustomirandar • 20/10/2019 • Trabalho acadêmico • 680 Palavras (3 Páginas) • 148 Visualizações
Aluno(a): Augusto Miranda Rodrigues de Lana |
Professor(a): Renata de Souza da Silva Tolentino |
Tutor(a): |
Disciplina: Organização de Computadores I |
Atividade: Atividade Avaliativa 04 - Discursiva |
O processador pode ser considerado como a peça central do computador, pois nele serão feitas todas as operações lógicas e aritméticas. Por conseguinte, sua especialização nunca foi para armazenar grandes quantidades de dados, sendo necessário então a criação de um hardware capaz de armazenar os dados do usuário (memórias em geral). Todo o processo de evolução do hardware foi feito devido à evolução tecnológica que ocorria em sua época. Atualmente tem-se mais de um tipo de memória e cada uma tem sua especialidade. Em suma, memória caracteriza-se pelo hardware capaz de armazenar bytes de informação através de determinada tecnologia (óptica, magnética, etc). A hierarquia de memória categoriza-as em diferentes patamares/níveis para uma comparação de suas características, sendo que o cume representa uma memória com menor o tamanho físico e capacidade de armazenamento além de maior sua velocidade e preço. Na hierarquia apresentada, estão:
Registradores: Esse é o nível de memória mais alto da hierarquia, pois é o primeiro que o processador recorre ao buscar dados para suas operações. Eles são caracterizados por serem capazes de transmitir informações em alta velocidade e são usados para controle de informações e armazenar dados temporários. São internos ao processador e, normalmente, as CPUs (Central Processing Unit – Unidade de Processamento Central) atuais possuem 32 registradores. Porém, não são responsáveis pelo armazenamento em massa de dados. Vale a pena ressaltar ainda que os registradores necessitam de energia para armazenar os dados, ou seja, são voláteis.
Cache: Esse é o segundo nível de memória da hierarquia, e é responsável por diminuir o tempo em que o processador gastaria para buscar os dados na memória RAM (Random Acess Memory – Memoria de Acesso Aleatório). Seu funcionamento baseia-se em copiar blocos de informações da memória principal (a memória RAM) e fornece-los ao processador através do registrador, passando apenas o que será necessário para os mesmos. Em suma, a memória cache é um intermediário inventado para diminuir o tempo gasto para alguma informação da memória RAM chegar aos registradores. Ele também é capaz de armazenar algumas informações que são utilizadas constantemente para que não haja a necessidade de busca-las sempre na memória RAM. Além disso, são voláteis.
Memória Principal: Também conhecida como memória DRAM (Dynamic Randon Access Memory - Memória de Acesso Dinâmico Aleatório) ou apenas RAM, é uma memória externa à CPU que possui uma maior capacidade de armazenamento do que as anteriores, porém sua velocidade é reduzida. Todo programa aberto no computador é carregado na RAM para que enquanto a CPU executa o processo ela possa acessar a RAM para obter dados e operações do programa. Esse tipo de memória também é volátil.
Disco Magnético: O HD (Hard Disk – Disco Sólido) é um exemplo de um dispositivo de disco magnético que armazena informação em massa. Nele pode-se instalar diversos programas, inclusive o sistema operacional, e nada será perdido quando não houver energia no sistema, haja vista que esse tipo de memória é não volátil, ou seja, não necessita de energia para armazenar dados. Atualmente, tem-se HDs com capacidades de armazenamento de terabytes. Representam a base da pirâmide por se tratar de um hardware barato, grande fisicamente e com muita capacidade de armazenamento, porém muito lento.
...