A Pirâmide da Automação Industrial
Por: Jennyffer Miranda • 15/11/2017 • Trabalho acadêmico • 334 Palavras (2 Páginas) • 916 Visualizações
A Pirâmide da Automação Industrial apresenta de forma hierárquica os níveis de controle e trabalho em automação industrial através de cinco níveis
[pic 1]
Nível 1 – Dispositivos de campo
Nível composto por dispositivos de campo. Formado pelas máquinas, equipamentos, dispositivos e componentes da planta. Este nível é constituído por sensores, transmissores e outros componentes tais como as redes CAN, AS-i, Modbus, Profibus PA e Fieldbus Foundation H1 e em raras ocasiões, é possível encontrar equipamentos que se utilizam de tecnologia Ethernet.
Nível 2 – Controle do processo
Nível composto por equipamentos responsáveis que realizam o controle automatizado das atividades da planta. Esses possuem uma considerável inteligência, tornando possível o implanto das diretrizes de automação do sistema de controle, tais como lógicas e condições de acionamento apresentam um maior grau de sofisticação, tais como; CLP’s (Controlador Lógico Programável), SDCD’s (Sistema Digital de Controle Distribuído) e relés, os quais dispõem de velocidade superior e dotam os sistemas de controle da capacidade de responder às informações de campo em tempo real.
Nível 3 – Supervisão do processo
Nível dedicado à supervisão e otimização do processo. Sendo o responsável pela supervisão dos processos executados por uma determinada célula de trabalho em uma planta, ele possui ferramentas de controle e supervisão remota, bem como banco de dados para armazenamento e consulta de dados históricos de desempenho do sistema.
Nível 4 – Gerenciamento da planta
Controle Fabril Total, Produção e Programação: responsável pela parte de programação e planejamento da produção. Esse é realizado através da consolidação dos dados coletados e armazenados no nível 3, por meio de ferramentas como o MES e o PIMS, que geram relatórios mais avançados. Eles auxiliam tanto no controle de processos industriais e na logística de suprimentos trafegando as informações em redes de alto desempenho baseadas em Ethernet.
Nível 5 – Gerenciamento corporativo
Planejamento Estratégico e Gerenciamento Corporativo: responsável pela administração dos recursos da empresa, tais como, a gestão de vendas e de recursos, com um enfoque nos resultados financeiros do processo produtivo. Contando com softwares para ajudar na tomada de decisões.
...