A Privacidade e Big Data
Por: Lucas Alcantara • 11/6/2019 • Tese • 551 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
Privacidade & Big Data
A globalização e o fluxo constante de informações, foram o gatilho para o descobrimento de novas tecnologias que acompanhassem toda essa revolução. Como isso, como a constante comercialização e os fluxos de vendas de serviços e transações, foi observado que esses dados de todos esses processos eram valiosos e deveriam ser analisados e protegidos. És a importância da Big data e sua explosão, pois qual a empresa que não quer se adequar as necessidades de seus clientes, o aglomerado de trilhões de dados trouxe também, as discussões sobre segurança e proteção das informações dos clientes, pois se caíssem em mãos erradas, seriam um prejuízo catastrófico e a perca de credibilidade das empresas.
O Big Data por sua vez é uma ferramenta muito poderosa pois como suas analises as empresas sabem qual ponto atacar em suas melhorarias e seus processos, bem como seus serviços para melhor atender seus clientes, porém pode ter um impacto negativo, pois a segurança de tudo isso está em jogo, no entanto se as empresas usarem o framework desenvolvido pelo ISACA (Associação e Controle de Sistemas de Informação) uma associação internacional que suporta e patrocina o desenvolvimento de metodologias e certificações para o desempenho das atividades de auditoria e controle e segurança em sistemas de informação, seus dados correrão menos riscos. Por isso a importante e implementação deste framework. No entanto as empresas devem usufruir desses dados, mas devem ter a responsabilidade de proteger sua privacidade dos dados pessoais, na qual foram disponibilizados para ser analisado pelo Big Data.
O Big Data por sua vez, está forçando as empresas a adequação de suas tecnologias para atender as novas tendências de processamentos de dados, e seu grande volume. A velocidade do processamento e complexidade disso é gigantesca, pois a cada minuto há uma quantidade imensa de dados sendo gerados no mundo, o surgimento de tudo isso fez que como que saíssemos do terabyte para o petabyte e em 2015 passamos para zatabytes. Ou seja, as empresas precisarão mudar a forma como pensavam sobre processamento de
grandes quantidades de dados, pois é uma nova realidade que a tecnologia está passando.
No âmbito da privacidade e proteção o Big Data, surgiu muitas discussões. Até que alguns países regulamentaram algumas suas leis, sobre a proteção dos dados, e isso está se expandido pelo o mundo e sendo regulamentado para que haja mais segurança nos dados armazenados pelo Big Data. Porém é um trabalho arguo e que deve ser feito minuciosamente por todos os países, e que seja feito o mais rápido possível, pois os dados não param de crescer e circular.
O principal desafio do Big Data e da análise dele é a privacidade das pessoas. O limite de até onde a empresa pode chegar com os dados é o principal a ser definido. A imensa quantidade de dados inseridos em redes sociais traz à tona a viabilidade ética de replicar essas informações ou usá-las para controle governamental ou fins empresariais. Nos EUA, por exemplo, revelou-se em 2013 que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos e o FBI possuíam acesso direto aos servidores centrais das mais importantes empresas de internet do planeta. Dados oriundos do Google, do Facebook, do Skype, por exemplo, eram totalmente monitorados pelas
...