A Redação Sobre o Filme: O Jogo da Imitação
Por: Pedro Henrique P. Rodrigues • 1/3/2023 • Monografia • 332 Palavras (2 Páginas) • 983 Visualizações
Pedro Henrique Pereira Rodrigues
Redação sobre o Filme: O jogo da imitação
O Jogo da Imitação retrata a história de Alan Turing, que desenvolve uma máquina que pode descodificar mensagens codificadas utilizadas pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, no filme, vemos também como as opiniões das personagens sobre a tecnologia diferem, com algumas a abraçarem, enquanto outras negam o seu potencial.
Por exemplo, o Comandante Denniston, que supervisiona a equipe que trabalha na máquina Enigma, inicialmente nega o valor da invenção de Turing. Ele vê a máquina como uma ferramenta desnecessária que desperdiça tempo e recursos. Esta negação de tecnologia deriva da falta de compreensão e confiança em métodos novos e inovadores.
Da mesma forma, Hugh Alexander, um dos colegas de Turing, rejeita inicialmente a ideia de uma máquina que possa descodificar as mensagens Enigma. Ele vê a ideia como impossível e impraticável, e rejeita inicialmente a noção de trabalhar com a Turing. No entanto, à medida que o filme avança, Alexander vem gradualmente a aceitar o valor da tecnologia e o potencial da máquina de Turing.
A negação da tecnologia no filme reflete uma questão social mais vasta, na qual as pessoas resistem frequentemente à mudança e à inovação. Há um medo do desconhecido e do potencial impacto negativo que a nova tecnologia pode trazer. Isto é particularmente evidente na geração mais velha, que pode ver a nova tecnologia como uma ameaça aos modos de vida tradicionais.
Em conclusão, O Jogo da Imitação mostra as diferentes visões e aceitação da tecnologia durante a Segunda Guerra Mundial, com alguns personagens a abraçarem métodos novos e inovadores, enquanto outros negam o seu potencial. Mostra também os perigos de negar o potencial da tecnologia e a importância de abraçar a mudança e o progresso para fazer avançar a sociedade.
Meus pais por exemplo, sempre tem uma negação inicial a uma nova tecnologia, por exemplo a Inteligência Artificial, mas com o tempo suas opiniões sobre as inovações vão mudando e começam aceitar e utilizar as novas ferramentas tecnológicas.
...