A SEGUNDA GERAÇÃO DE COMPUTADORES TRANSISTORIZADOS
Projeto de pesquisa: A SEGUNDA GERAÇÃO DE COMPUTADORES TRANSISTORIZADOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: freder • 17/5/2013 • Projeto de pesquisa • 1.290 Palavras (6 Páginas) • 842 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE GOIANÉSIA
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Cirene Assis Machado
Cristiane Mendanha M. Rocha
Erica Eloisa da Silva Oliveira Venâncio
Jane Gomes Silva
Maria Das Dores Pereira E Silva
Rosanildes Silva dos Santos
A SEGUNDA GERAÇÃO DE COMPUTADORES TRANSISTORIZADOS
GOIANÉSIA
2013
CIRENE ASSIS MACHADO
CRISTIANE MENDANHA M. ROCHA
ERICA ELOISA DA SILVA OLIVEIRA VENÂNCIO
JANE GOMES SILVA
MARIA DAS DORES PEREIRA E SILVA
ROSANILDES SILVA DOS SANTOS
A SEGUNDA GERAÇÃO DE COMPUTADORES TRANSISTORIZADOS
Trabalho apresentado à UEG – Universidade Estadual de Goiás como requisito para obtenção de nota do segundo ano do curso de Sistemas de Informação.
Professor: Mirair Antônio Costa
GOIANÉSIA
2013
Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar a aonde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz.
Bill Gates
RESUMO
Este estudo focaliza a segunda geração de computadores. Tem por objetivo destacar as principais descobertas da época, apresenta a evolução das máquinas e seu alto desempenho na realização de suas tarefas. Destacam a importância dos estudos dos pioneiros na evolução dos computadores que a partir de suas descobertas permitiram surgimento de máquinas cada vez mais ágeis no processamento de informações.
Palavras-chave: Computadores; Evolução; processamento de informações.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1 - DE VÁLVULAS A TRANSISTORES 6
2 - SURGIMENTOS DE COMPANHIAS IMPORTANTES 7
3 - A CHEGADA DO PRIMEIRO COMPUTADOR AO BRASIL 8
4 - OS SUPERCOMPUTADORES 8
5 - O SURGIMENTO DO MINICOMPUTADOR 8
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 11
INTRODUÇÃO
O impacto da revolução da Informação na nossa sociedade é imenso. O desenvolvimento tecnológico e das telecomunicações transformou o mundo numa imensa Aldeia.
O Computador desempenhou e continua a desempenhar um papel primordial nessa revolução.
No nosso crescente desejo de controlar o que nos rodeia procuramos compreender a tecnologia contemporânea, mas também deveremos olhar o passado e nele procurar explicações que nos ajudem no futuro.
1 - EVOLUÇÃO
1.1 - DE VÁLVULAS A TRANSISTORES
A eletrônica moderna surgiu em 23 de dezembro de 1947, quando três cientistas do Bell Laboratories, Jonh Bardeen, Walter Bratain e William Schockley, produziram pela primeira vez o efeito transistor. Eles descobriram que as propriedades de um diodo semicondutor poderiam ser controladas por um terceiro elemento. Os transistores se tornaram não só um sucesso em toda a indústria eletrônica (custo, tamanho e desempenho melhores que os dispositivos a válvula), mas também formam a base de todos os computadores digitais até os dias atuais. O fato de que se pode ligar e desligar (dois estados) a corrente elétrica em um dispositivo é a base de toda a lógica digital.
O transistor realiza as mesmas funções básicas de uma válvula, porém o faz consumindo muito menos energia e calor, o que o tornou rapidamente substituto das válvulas. A tecnologia de circuitos impressos também foi criada, assim evitando que os fios e cabos elétricos ficassem espalhados por todo lugar. É possível dividir os computadores desta geração em duas categorias: Supercomputadores e Minicomputadores.
1.2 - SURGIMENTOS DE COMPANHIAS IMPORTANTES
A primeira companhia a lançar comercialmente um computador transistorizado foi NCR, e logo em seguida a RCA. As vantagens dessas máquinas sobre suas antecessoras a válvula eram várias: eram mais baratas, menores e dissipavam muito menos calor, além do menor consumo de energia elétrica.
Essa nova geração de computadores também teve, e muito, a participação ativa da IBM, já se firmando como a mais importante companhia na produção de máquinas científicas. Ela transformou a série 700 em série 7000, essa transistorizada. O primeiro deles, o 7090, e mais tarde o 7094, que possuía um ciclo de instrução de dois microssegundos e 32k palavras, ainda de 36 bits. Além do domínio na computação científica, a IBM também produziu uma máquina comercial de enorme sucesso, o IBM-1401 (quatorze zero um, como era conhecido).
O aparecimento de outra companhia fabricante de computadores, a IDEC- Digital
...