A TECNOLOGIA
Por: Marcella Costta • 7/12/2018 • Dissertação • 877 Palavras (4 Páginas) • 140 Visualizações
MARCELLA FERREIRA DA COSTA
RA 1110403
PORTFÓLIO
Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Sistemas de Informação.
MIRASSOL – SP.
2018
1) Considerando a técnica de criptografia, elabore um texto explicando os conceitos
de criptografia. Nesse texto, você deverá definir o que é criptografia, qual sua
importância nos sistemas de comunicação e quais os tipos e algoritmos de
criptografia utilizados atualmente.
Atividade – 1º portfólio:
Do gr. κρυπτός kryptós ‘oculto’ e -grafia.
1. f. Arte de escrever com chave secreta ou de maneira enigmática.
[pic 1]
A criptografia é o ramo da ciência da computação e da matemática que estuda os algoritmos usados para ocultar informações daqueles que não deveriam vê-los. Atualmente, são algoritmos que garantem comunicações digitais em todo o mundo.
É também um dos pilares da tecnologia blockchain que utilizam vários algoritmos criptográficos para a operação dos nós da rede, a integridade do bloco de cadeia ou os mecanismos de consenso, entre outros exemplos.
Portanto, o seguinte artigo explica os mecanismos básicos da criptografia para entender um pouco melhor como a tecnologia blockchain funciona hoje.
CRIPTOGRAFIA DE SIMETRIA
Desde os primeiros momentos da história, a criptografia simétrica tem sido um dos métodos mais utilizados para a troca de informações de forma segura.
Nos tempos romanos, Julio Cesar inventou seu próprio sistema de criptografia. Consistia em escrever uma mensagem e "mover" cada letra por um certo número de vezes:
[pic 2]
Voltando a partir de exemplos visuais e resumir visto até este ponto, os elementos que são criados em todos os sistemas de criptografia assimétricas são pares de chaves, uma pública e outra privada. A chave privada é aquela que o usuário salva e usa para descriptografar as mensagens que recebe, bem como para assinar as mensagens que envia. A chave pública é uma chave que é disponibilizada para todos os outros usuários, para que eles possam criptografar as mensagens que desejam nos enviar, bem como verificar nossa assinatura digital. Como é lógico, a grande maioria dos sistemas de troca de mensagens usa ambos os mecanismos, criptografando e assinando mensagens para que apenas o receptor possa compreendê-lo e também ter certeza de que a mensagem realmente vem do remetente.
Como todos os sistemas digitais não são perfeitos, e há vulnerabilidades e ataques que permitem agindo maliciosamente apesar de criptografia, mas isso, muitos profissionais no mundo do trabalho cibersegurança todos os dias para garantir que estes sistemas e em tornar-se consciente de como fazer bom uso deles.
HASH
Finalmente, para entender um pouco melhor todos os elementos criptográficos que são usados na tecnologia blockchain, vamos falar sobre o hash.
Um hash é um elemento obtido por meio de uma função hash. Essas funções também são conhecidas como "digestivas", porque transformam a informação em um elemento de tamanho fixo e com certas características, como se fosse uma informação "digerida".
Para entender os hashes um pouco melhor, vamos pensar no DNA. O DNA é um conjunto de elementos (quase sempre com o mesmo número de elementos em todos os seres humanos) que todos nós temos, mas com pequenas variações é capaz de criar todos e cada um de nós com exclusividade. O hash de qualquer arquivo é um conjunto de caracteres formado exclusivamente para esse arquivo. Desta forma, se o hash de dois arquivos diferentes for feito, dois hashes diferentes (do mesmo tamanho) serão obtidos.
Esse mecanismo é muito poderoso, porque nos permite, desde que utilizemos a mesma "receita" (algoritmo) para criar o hash de um elemento, para obter um identificador único para esse elemento. Isso também nos permite saber se um elemento foi modificado, ou seja, se o elemento for alterado, ele não poderá manter o mesmo DNA.
...