ANÁLISE DE PONTOS POR FUNÇÃO
Por: Matheus Sousa • 24/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 790 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
IUESO – INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO
CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – 2º PERÍODO
ALUNOS: MATHEUS SOUSA SILVA E RUBENS ALMEIDA COSTA DA SILVA
DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE I
ANÁLISE DE PONTOS POR FUNÇÃO
Estimativas de Software
Goiânia, 10 de outubro de 2019
Análise de Pontos por Função (APF)
É uma técnica para a medição de projetos de desenvolvimento de software, visando a estabelecer uma medida de tamanho, em Pontos de Função (PF), considerando a funcionalidade implementada, sob o ponto de vista do usuário. A medida é independente da linguagem de programação ou da tecnologia que será usada para implementação. A APF mede o que o software faz, independentemente de como ele foi construído.
A técnica de APF consiste em atribuir um índice numérico a cada uma das funcionalidades do software, conforme a sua complexidade, a partir de um conjunto de critérios padronizados. A partir desses índices é determinada uma medida inicial de tamanho, a qual é normalizada através da incorporação de um conjunto de fatores relacionados ao software como um todo. Como resultado tem-se a quantidade de Pontos de Função do software. A técnica compreende todas as atividades relacionadas à construção e entrega dos requisitos funcionais, desde a especificação dos requisitos, passando pela análise e modelagem, até a codificação e testes, incluindo também artefatos tais como manuais de utilização.
Seus principais objetivos são:
• Medir a funcionalidade dos sistemas independentemente da tecnologia
• Identificar um padrão de medida para a produtividade e qualidade
• Fornecer ferramenta para auxiliar nas estimativas de desenvolvimento de software;
• Possibilitar o uso por diferentes projetos, em diferentes empresas e ambientes variados, demonstrando consistência na comparação;
• Ser compreensível pelo pessoal não técnico;
• Ser utilizável em todo o ciclo de desenvolvimento do software;
• Ser um processo simples de mensuração;
• Ser conciso e consistente
O processo de medição ou de contagem de pontos de função é baseado na avaliação dos requisitos funcionais do usuário, como descrito nos artefatos do projeto, cujo procedimento está descrito pelo IFPUG em seu Manual de Práticas de Contagem (Counting Practices Manual). É importante destacar que pontos de função não medem diretamente esforço, produtividade ou custo, sendo uma medida de tamanho funcional do software. Porém, à partir do tamanho funcional, correlacionando com outras variáveis torna-se possível identificar produtividade, estimar esforço e/ou custo de projetos de software.
Segue os tipos de função utilizadas na APF:
ALI (Arquivo Lógico Interno)
É um grupo logicamente relacionado de dados ou informação de controle cuja manutenção é feita pela própria aplicação. Sua função principal é armazenar dados mantidos dentro da fronteira da aplicação através dos processos da aplicação. Os ALI contribuem para o cálculo de pontos de função com base na sua quantidade e complexidade funcional relativa. As informações de controle são dados usados pela aplicação para garantir total conformidade com os requisitos das funções do negócio definidas pelo usuário.
...