ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Por: Caetere • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.563 Palavras (11 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
CARLOS EDUARDO SOUZA DE OLIVEIRA MAIATO SIMÕES
PORTFÓLIO INDIVIDUAL
6° semestre[pic 3]
Teresópolis
2015
CARLOS EDUARDO SOUZA DE OLIVEIRA MAIATO SIMÕES
PORTFÓLIO INDIVIDUAL
6° semestre
Trabalho apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Tópicos avançados em Desenvolvimentos de Sistemas, Programação Web II e Gestão e Segurança de Sistemas de Informação.
Orientador: Prof. Anderson E. M Gonçalves;Veronice Freitas; Adriane Loper e Merris Mozer.
Teresópolis
2015
sumário
1. introdução
2. Objetivo
3. desenvolvimento
3.1. Metas
3.2 Recursos para dispositivos móveis
3.2.1 Persistência
3.2.2 Threads
3.2.3 Sincronismo de Processos
3.2.4 Interface com usuários
3.2.5 Criação e manipulação de banco de dados
3.3 Critérios utilizados para Gestão e Segurança da Informação
3.3.1 Engenharia Social
3.3.2 Vulnerabilidade
3.3.3 Ameaças e ataques
3.3.4 Medidas de Segurança
3.3.5 Política da Segurança
3.3.6 Auditoria
3. conclusão
referências
1. introdução
Sistemas de gestão de segurança da informação, também conhecidos como SGSI, consideram a informação como um bem com bastante valor para as organizações e necessita de ser protegido de forma adequada, no sentido de manter a sua confidencialidade, disponibilidade e integridade por meio de aplicação de gestão de riscos e fornece confiança para as partes interessadas de que os riscos são adequadamente geridos.
O SGSI torna-se pré-requisito à ser implementado em ambientes corporativos, educacionais, industriais, governamentais e qualquer outro que tenha por objetivo resguardar ambientes que criam, manipulam ou destroem informações relevantes.
2. Objetivo
Este trabalho visa aprimorar os conceitos estudados no semestre, principalmente na área de Gestão da segurança da informação, para que como analistas os alunos sejam capazes de identificar possíveis falhas e melhorias do sistema, assim como entender os demais conceitos aplicáveis nas outras áreas.
3. desenvolvimento
3.1. Metas
Buscando um maior conhecimento dos conceitos e formas de aplicá-los para um ambiente seguro e funcional, serão abordados os conceitos dos recursos para dispositivos móveis e assim como os de segurança da informação.
3.2 Recursos para dispositivos móveis
Um dispositivo móvel, conhecido em inglês como handheld, é um computador de bolso habitualmente equipado com um pequeno ecrã e um teclado em miniatura. Os mais comuns são: Smartphone, celular, PDA, console portátil, Ultra Mobile PC, Ultrabook, Netbook, Notebook, laptop, coletor de dados.
3.2.1 Persistência
O termo Persistência é associado a uma ação que consiste em manter em meio físico recuperável, como arquivo ou banco de dados, de modo que garanta a permanência das informações de um determinado estado de um objeto lógico. A capacidade de persistir dados ou armazenar informações é sem dúvida um dos recursos mais importantes em qualquer linguagem de programação. Armazenar dados para uma posterior recuperação é uma constante na maioria dos ambientes computacionais, seja para persistência simples de parâmetros de configurações de algum sistema ou persistência de informações digitadas pelo usuário para alimentar algum banco de dados.
No que diz respeito à persistência em ambientes computacionais, o complicador é quando esse mesmo ambiente tem recursos de armazenamento restrito e, ainda, uma arquitetura de hardware e software bem diferente da encontrada em desktops ou grandes servidores, como é o caso dos dispositivos móveis. Essas diferenças podem ser observadas tanto do ponto de vista do usuário (ergonomia de hardware e software), quanto do ponto de vista do desenvolvedor (ferramentas de software, APIs e recursos). Os telefones celulares conseguiram alcançar uma popularidade quase tão grande quanto a observada na utilização de computadores pessoais a partir da década de 80. Mas, assim como todos os dispositivos móveis, eles também trazem consigo algumas dificuldades, como, problemas relacionados à ergonomia do teclado, uma interface visual simples, porém limitada e a dependência de baterias que requerem recarga constante.
Persistência em aplicações Web e Desktop é geralmente conseguida através do uso de Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (DBMSs – Database Management Systems), que são responsáveis por gerenciar e garantir a integridade dos dados, onde esses dados ficam guardados em HDs com bastante espaço (muitos GBs ou alguns TBs). No mundo mobile, especialmente para celulares, as coisas não funcionam bem assim (embora haja exceções). Não temos DBMSs propriamente ditos, mas outras formas de armazenamento bastante parecidas com sistemas de arquivos tradicionais, e os dados são persistidos em regiões não-voláteis dos dispositivos: HDs pequenos (alguns GBs) ou em memória Flash (cartões de memória).
...