ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Por: nattyfer • 5/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.152 Palavras (17 Páginas) • 255 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO À DISTÂNCIA
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
NAEDJA SANTOS DA CONCEIÇÃO
[pic 3]
Caruaru - PE
2013
NAEDJA SANTOS DA CONCEIÇÃO
Trabalho apresentado as disciplinas de
Linguagem de Programação e Estrutura de Dados,
Análise de Sistemas II, Sistemas Operacionais.
Banco de Dados II, Ética, Política e Sociedade, Metodologia e
e Seminários III da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
Prof.(s). : Merris Mozer e Anderson Gonçalves,
Adriane A. Lopes,
Polyanna Gomes,
Roberto Y. Nishimura,
Sérgio G Barbosa e
Andreza Zômpero.
Caruaru-PE
2013
Sumário
1.Introdução ..............................................................................................................4
2.Objetivo....................................................................................................................4
3. Banco de Dados – ACID .........................................................................................
1. INTRODUÇÃO
A através desta produção textual viemos consolidar no entendimento de cada material estudado neste semestre, onde termos além da parte do software, os diagramas e caso de uso que nos auxilia no melhor entendimento das matérias: Banco de Dados Analise de Sistema II, Linguagem de Programação Estrutura de dados de forma pratica e conceitual.
2. Objetivo:
Este trabalho nos levar a refletir de como deve ser a postura do profissional na área de TIC, pois não basta apenas desenvolve um software devemos também nos preocupar com a Ética e Humanização diante grupo que estamos trabalhando, pensando sempre no todo.
4. Desenvolvimento:
4.1 Com relação ao Banco de Dados definam os conceitos das propriedades ACID de uma transação.
ACID uma transação é um conjunto de operações a ser executadas, caso o conjunto seja executado com sucesso é chamado de commit; caso não seja executado com sucesso é chamado de rollback.
Exemplo: Inicio da Transação; Efetuando uma transferência; Passar o cartão; Digitar a senha;Informar o numero de conta destino; Informar o valor a ser transferido;O valor é debitado da conta de origem; O valor é creditado na conta destino; Retirar o cartão; Retirar o comprovante; Finalizar a transação;
ACID é um acrônimo derivado da primeira letra das seguintes propriedades: Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade.
Atomicidade: é a capacidade do banco de dados permitirem que as operações sejam efetuadas com sucesso no banco de dados, ou nenhuma delas será efetuadas.;
Consistência: é a propriedade que garante que as transações isoladas(sem qualquer outra transação executando simultaneamente) preserva a consistência do banco de dados;
Isolamento: é a propriedade que garante que caso duas transações sejam executadas simultaneamente, o sistema deve garantir que cada transação seja executada sem estar ciente das outras transações existentes no sistema.
A durabilidade garante que após uma transação ser completada com sucesso, as mudanças que ela efetuou no banco de dados persistem mesmo em caso de falha no sistema (SILBERSCHATZ, 2006).
Modelos Não clássicos (Não-ACID )
Os Sistemas de Banco de Dados Relacionais – SBDR – alavancaram a capacidade de desenvolvimento de produtos de software mais complexos frente às abordagens anteriores: baseadas no processamento de arquivos do Sistema Operacional ou mesmo em Sistemas de Banco de Dados em Rede e Hierárquico.
Ao encapsular e disponibilizar recursos prontos para a manipulação de dados e suas estruturas, o SBDR isolou os programas dos detalhes de armazenamento dos dados, eliminou a redundância ao suportar múltiplas visões sobre o mesmo dado, bem como ofereceu uma linguagem – o SQL – capaz de trabalhar com os dados de forma declarativa.
A estas capacidades soma-se o seu modelo computacional de processamento e controle de transações que é capaz de entrelaçar diferentes operações de escrita e leitura sobre itens de dados, independentemente do contexto do negócio. Trata-se, portanto, de um modelo de transações genéricas – conhecido como modelo de Transações Clássico ou, popularmente, modelo de Transações ACID (acrônimo das propriedades sustentadas pelo modelo: Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade)– que preserva a consistência dos dados dentro do contexto de um ambiente transacional concorrente mesmo em uma eventual falha de sistema.
No momento em que os SBDRs passam a ser utilizados por aplicações não convencionais – tais como Web Services, Workflow, E-commerce, dentre outras – novos requisitos foram desejados para as transações. Em lugar de transações com curta duração, desprovidas de intercomunicação e canceladas quando da incidência de uma falha – premissas do modelo de Transações Clássico –, a nova demanda requer transações de maior duração, executadas em ambientes heterogêneos, interativas e com maior flexibilidade no tratamento de exceções.
Este cenário levou o aparecimento de extensões ao modelo clássico. Neste contexto, o presente artigo descreverá o modelo de Transações Aninhadas e a abstração de Savepoints que, cada qual a sua maneira, capacitam a transação a decidir qual caminho seguir quando uma exceção ocorrer, isto é, propiciam o rollback seletivo.
Propriedades ACID e o Modelo de Transações Clássico
Antes de abordar diretamente tais extensões, convêm estabelecer alguns dos seus fundamentos. Primeiro, é necessário esclarecer um equívoco geral que associa o SBDR como sinônimo de transações. De fato, este conceito se desenvolveu na área de conhecimento de Banco de Dados, pois o SBDR foi capaz de incorporar o protocolo de proteção no processamento de transações, estabelecendo a confiabilidade das operações na incidência de falhas e exceções.
...