APIs do HTML5 e Navegadores
Por: brunostan • 21/3/2017 • Trabalho acadêmico • 680 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
APIs do HTML5 e Navegadores
Local Storage
Com HTML 5 é possível fazer um armazenamento de dados no lado do cliente. Para isso usamos a API Web Storage. Essa API acessa a área de armazenamento local do navegador sem limite de tempo, ou seja, os dados armazenados estarão disponíveis sempre que você usar essa página.
Local Storage é também chamado de Web Storage ou Armazenamento local. Local Storage é um objeto JavaScript que usamos para armazenar dados no navegador. Ele fornece métodos para armazenar e recuperar a informação. O uso da API é bem simples, é baseada em chave-valor.
Compatibilidade: Safari / Chrome / Opera / Firefox / IE8 ao IE11
Form autofocus
O atributo “autofocus” é um atributo booleano, ou seja, pode ou não ser definido em um elemento. É usado em campos de formulários. Especifica que um elemento deve receber automaticamente o foco quando a página é carrega. Permitindo que o usuário comece a digitar sem ter que manualmente dar o foco (clicar) no elemento.
Compatibilidade: Safari / Chrome / Opera / Firefox / IE10 e IE11
Vídeo
A tag de vídeo é um dos recursos de HTML5 que mais chamam atenção. Geralmente apresentada como uma alternativa ao Flash na mídia, a tag de vídeo, na verdade, vai muito além disso. Embora ela só tenha se juntado recentemente ao restante das infindáveis tags HTML, seus recursos e compatibilidade com navegadores vêm aumentando a uma velocidade extraordinária. Sua principal vantagem é a integração natural com as outras camadas da pilha de desenvolvimento da web, como, por exemplo, CSS e JavaScript, bem como as outras tags HTML.
Compatibilidade: Safari / Chrome / Opera / Firefox / IE9 ao IE11
Histórico de Sessão
Com a API de Histórico do HTML5, nós temos controlo sobre o histórico do browser. Por exemplo, nós temos uma forma de adicionar uma entrada ao histórico, ou modificar a URL na barra de endereço, sem atualizar a página.
A essa API permite que seja possível desenvolver scripts pesados, aplicações de uma única página sem ter que modificar os valores de hash. Também nos permite construir aplicações que sejam benéficas no que diz respeito ao SEO. Além disso, esta técnica nos permite reduzir a largura de banda utilizada.
Compatibilidade: Safari / Chrome / Opera / Firefox / IE10 e IE11
Form autocomplete
O atributo “autocomplete” é novo no HTML5. A função do atributo é habilitar ou desabilitar o autopreenchimento dos elementos form e input.
Alguns navegadores oferecem a funcionalidade de preencher ou sugerir opções de preenchimento de um campo de formulário. Essa sugestão é feita com base no que foi digitado anteriormente pelo usuário.
Definir se um campo de formulário deve ou não ter seu autopreenchimento ativo é extremamente importante, uma vez que nunca sabemos onde nossos usuários estarão acessando esse formulário. Eles podem preencher seus dados a partir de um computador seguro ou um computador público. Independentemente do nível de segurança, alguns valores de campo nunca devem ser lembrados, por exemplo, número de cartão de crédito, CPF, etc.
Compatibilidade: Safari / Chrome / Opera / Firefox / IE6 ao IE11
Áudio
É possível usar o elemento “áudio” para adicionar um player de áudio básico à sua página da Web sem que sejam necessários scripts ou controles complementares.
Compatibilidade: Safari / Chrome / Opera / Firefox / IE9 ao IE11
Aplicações Off-line
Através do atributo “manifest”, da tag “html”, ele faz com que os arquivos discriminados fiquem no cache, no momento que o usuário acessa a página pela primeira vez. Isso possibilita o acesso ao conteúdo da página em modo off-line.
...