APOSTILA DE INTRODUÇÃO Á INFORMÁTICA
Por: gguidoni • 12/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 14.240 Palavras (57 Páginas) • 180 Visualizações
APOSTILA DE
INTRODUÇÃO Á INFORMÁTICA
2006
1 – Introdução
O Word é um editor de textos cujos recursos facilitam a criação de documentos, memorandos, cartas comerciais ou pessoais, enfim. O Word é capaz de auxiliar na criação de tudo aquilo que se refira a texto.
Além da sua facilidade de uso o Word é dotado de “ferramentas” que auxiliam o usuário durante a edição dos documentos. Desde a digitalização do documento até a sua gravação em disco. Este poderoso editor de texto oferece ao usuário formas de trabalho simples e altamente confiáveis, permitindo rapidez e simplicidade durante a realização de tarefas mais complexas, como a criação de tabelas e edição de textos em colunas.
Antes de começar a visualizar as telas do Word, devemos ter em mente que o formato de algumas telas podem variar. Isto se deve a evolução do Word, pois a Microsoft “tenta” ajudar as nossas vidas criando facilidades. Diferenças existem entre o Word 95, 98, 2000 e XP, entretanto a sua usabilidade pouco varia.
2 – Carregando o Word
Para carregar o Word:
1°. Clique no botão Iniciar, na barra de tarefas;
2°. Selecione a opção Programas, no menu apresentado, e selecione Microsoft Word. No Windows XP esta opção deve estar em Todos os Programas e depois em Microsoft Word.
[pic 1]
3 – A tela do Word:
Depois de acionado o Word, o usuário terá a sua disposição a seguinte tela:
[pic 2]
Barra de Título
Fornece o nome do software e o nome do arquivo que está sendo editado. Ao abrir um novo arquivo, o Word fornece um nome temporário para ele (Documento1), enquanto você não salvá-lo.
Barra de Menu
Fornece ao usuário os menus providos de comandos do Word. Cada menu é aberto com um clique sobre seu nome ou através do pressionamento simultâneo da tecla Alt e da letra sublinhada no nome do menu.
Em alguns Word, a barra de ferramentas pode aparecer em apenas uma linha, com é mostrado abaixo. Para exibi-la como no menu acima, basta posicionar o mouse no início da segunda barra, indicado com um círculo vermelho na figura abaixo. Quando o mouse se transforma numa seta de quatro pontas, pressione o mouse e arraste a barra de ferramentas para o canto esquerdo, logo abaixo da primeira barra de ferramentas.
[pic 3]
Barra de Ferramentas
Fornece um conjunto de botões, onde cada botão representa um comando de edição específico. Um botão é acionado com um clique do mouse. Assim que o mouse é posicionado sobre o botão, o Word mostra uma pequena janela informando (normalmente em amarelo) a função do botão. A Barra de Ferramentas pode possuir, além do contundo de botões mostrados na figura acima, vários outros botões que podem ser exibidos selecionando o menu Exibir e a opção Barra de Ferramentas.
Réguas (horizontal e vertical)
Através das réguas é possível determinar as margens do documento, marcar recuos de parágrafos e definir as marcas de tabulação do texto.
Área de Trabalho
Local onde o texto é digitado. Representa a folha de papel quando impressa.
Cursor na Tela
Representado por uma barra vertical piscante na área de trabalho. Marca onde serão inseridos os caracteres digitados.
Barras de Rolagem (horizontal e vertical)
As barras de rolagem permitem que o usuário se movimente pelo texto com ajuda do mouse. Clicando sobre suas setas, localizadas nas extremidades da barra, ou arrastando a caixa de rolagem, presente no interior da barra, é possível mover a rela de texto para cima ou para baixo e para a esquerda ou para a direita, permitindo uma melhor visualização do texto.
Barra de Status
Fornece informações do documento, como por exemplo, a página atual, o total de páginas e idioma.
Obs: para sair do clique sobre o botão [pic 4], na Barra de Títulos. Caso o documento tenha sofrido alguma alteração do que ainda não foi salva para o disco, aparecerá uma janela de diálogo mostrada abaixa. Este janela tem por finalidade salvar ou não o documento aténs de fechar o Word.
[pic 5]
4 – Digitando Textos
4.1 Digitando textos
Digitar textos no Word é bastante simples. Não é necessária a preocupação com as margens esquerda e direita do papel, simplesmente vá digitando e a medida que o texto alcança a margem lateral do papel (área de trabalho) o Word move automaticamente o texto para a linha seguinte.
Para finalizar uma linha de texto e dar origem a um novo parágrafo posicione a tecla Enter, posicionando o cursor de tela na linha imediatamente a abaixo. Para incluir uma linha em branco entre dois parágrafos, pressione duas vezes a tecla Enter. A indentação de um parágrafo é obtida através da tecla TAB, no extremo esquerdo do teclado.
Como acontece com as margens esquerda e direita do papel, as margens inferiores e superiores também são controladas pelo Word. A medida que o texto alcança a margem inferior do papel uma nova página é criada e o texto continua automaticamente a ser digitado na nova página criada.
4.2 Movendo o Cursor na Tela
O cursor de tela pode ser movido dentro do texto digitado, permitindo operações tais como correção no texto e inclusões de novos textos no meio de textos já existentes.
O cursor pode ser movido através do mouse ou do teclado:
Através do mouse:
Clique com o mouse na nova posição desejada para o cursor.
Através do teclado
O movimento do cursor através do teclado é feito utilizando as teclas mostradas na tabela abaixo
Tecla | Ação |
↑ , ↓ | Move uma linha para cima ou para baixo |
← , → | Move um caractere para a esquerda ou para a direita |
Hame , End | Move para o início ou para o fim da linha |
Ctrl + ← , Ctrl + → | Move uma palavra para a direita ou para a esquerda |
Crtl + ↑ , Crtl + ↓ | Move um parágrafo para cima ou para baixo |
Crtl + Home , Crtl + End | Move para o início ou para o fim do documento |
Page UP , Page Down | Move uma tela para cima ou para baixo |
...