ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR 1º SEMESTRE
Por: adrumbe • 19/10/2015 • Seminário • 2.428 Palavras (10 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
3.1 INTERFACE, INTERAÇÃO E USUÁRIOS.
3.2 DESIGN DE INTERFACE
3.3 GERAÇÕES DAS INTERFACES
3.4 DESAFIOS DE IHC
3.5 CONCEITO DE USO
3.6 DESIGN DE INTERAÇÃO
3.7 NORMAS DA ISO 9126, ISO 9241 E ISO 13407
3.7.1 ISSO 9126
3.7.2 ISO 9241
3.7.3 ISO 13407 – Projeto centrado no usuário
4 SISTEMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
5 POLÍTICAS DE SEGURANÇA E AUDITORIA
5.1 POLÍTICAS DE SEGURANÇA
5.2 Política de auditoria
6 ÉTICA NO MUNDO DA INFORMAÇÃO
7 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
É de fundamental importância a realização desta atividade, onde venho desenvolver através desse trabalho o conhecimento adquirido nas diversas disciplinas do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas nas disciplinas: Sistema de computação e informação, Interação humano-computador, Segurança da informação e Ética, política e sociedade.
DESENVOLVIMENTO
Iniciando os estudos de graduação neste curso, vamos aprofundar os conhecimentos para que obtenham as competências necessárias para ser um desenvolvedor de Sistemas de Informações.
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
INTERFACE, INTERAÇÃO E USUÁRIOS.
Interface é um termo que deriva do vocábulo inglês interface (“superfície de contato”). Na informática, esta noção é usada com referência à conexão física e funcional entre dois sistemas ou dispositivos. A interface, por conseguinte, é uma conexão entre um meio e outro de qualquer tipo, fornecendo-lhes assim um suporte para a comunicação entre vários níveis. É possível entender-se a interface como sendo um espaço, um lugar onde ocorre a interação e a troca, um instrumento que nos permite a interação com outros dispositivos, como o mouse que permite interagir com um computador, ou uma superfície como um objeto que fornece informação através da sua textura, forma ou cor.
Interação é quando ocorre o envolvimento de duas ou mais pessoas empenhadas a trabalhar juntas, onde a ação de uma provoca uma reação na outra. Aplicando esse conceito no nosso cotidiano, podemos disse como nos relacionamos com ao meio cada vez, mas informatizado e simples, com interfaces elegantes e de fácil entendimento.
Usuários somos todos nos, que no dia-a-dia lidamos com diferentes situações e com diversas interfaces na qual quanto mais intuitiva e simples, mas fácil será nossa interação.
DESIGN DE INTERFACE
No nosso cotidiano nos deparamos com diferentes tipos de interfaces, um relógio a forma como nos mostra as horas, um menu de uma tv, dvd, etc., os sistemas operacionais como Windows, que e a nossa interação com os computadores.
Toda interface deve ter um design simples e de fácil entendimento, com figuras e textos, com cores não muito fortes, que deixe sua aparência atrativa as olhos. Para uma interface ser eficaz e eficiente, o usuário deve ser capaz de reconhecer a sua utilidade e entender como ela pode ajudá-lo, prever o que vai acontecer durante o uso, e conseguir interagir com sucesso. Não há motivos para mistérios nas interfaces. Clareza inspira confiança e cativa o uso.
GERAÇÕES DAS INTERFACES
A primeira geração de interfaces pode-se dizer que foi painéis com plugs, botões e mostradores, na segunda lotes de cartões de dados perfurados interface de terminas, na terceira sistemas de menus, para realização de trabalhos, na quarta e atual controles gráficos e janelas tornando-se onipresente (Aparelhos celulares, bluetooth, dispositivos móveis, eletrônicos, por toda a parte, telas interativas e muitas tecnologias embarcada).
...