ATPS Computação Gráfica
Por: Bruno Stein • 29/11/2015 • Trabalho acadêmico • 998 Palavras (4 Páginas) • 209 Visualizações
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Bruno Stein Livio RA: 6656394807
ATPS de Computação Gráfica
Rio Claro
2015
Relatório 1: Sistema Visual
O sistema visual é dividido em três partes: Os olhos que são a entrada para o sistema visual, os caminhos visuais que organizam e transportam a informação visual e o córtex visual que fica localizado no cérebro que faz a percepção.
Na retina encontram-se dois tipos de fotoreceptores os cones e os bastonetes, que convertem a intensidade e a cor da luz recebida em impulsos nervosos. Estes impulsos são enviados ao cérebro através do nervo ótico e então tem-se a percepção de uma imagem. Os fotoreceptores do olho humano apresentam características totalmente diferentes. Existem na verdade três tipos de cones que respondem a espectro de cores distintos (vermelho, verde e azul) Sendo assim, diz-se que o sistema visual humano distingue as cores pelo processo da tricromacia Os bastonetes por sua vez, embora sejam maioria absoluta, só conseguem captar a luminosidade da cor, ou seja, só respondem a um espectro e desta forma não diferenciam cores.
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Relatório 2: Sistemas e Modelos de cores – Modelos RGB e CMYK
Diferenças entre RGB e CMYK
RGB é a sigla do sistema de cores formado por Vermelho (Red), Verde ( Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, “datashows”, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Seus valores podem ser alterados de 0 à 255, sendo que todos os valores em 0 correspondem ao preto.
CMYK é a sigla do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black) representado pela letra K para não confundir com (Blue). A partir dessas cores primárias Ciano, Magenta e Amarelo obtemos todas as outras cores, porém só CMY não reproduz fielmente tons mais escuros, sendo necessária a aplicação de preto.
CMYK é o sistema mais utilizado pelas gráficas para a produção de material impresso: revista, cartões de visita, panfletos, etc., pois é o sistema de gerenciamento de cores utilizado pelas impressoras. Seus valores podem ser alterados de 0 a 100, sendo que todos os valores em 0 correspondem ao branco.
Portanto, sempre que for fazer principalmente um serviço gráfico impresso é fundamental que toda a arte esteja no modo de cores CMYK, caso contrário, haverá uma grande decepção no resultado final, devido à diferença de tonalidade entre os padrões apresentados.
RGB | CMYK |
Utiliza as cores Vermelho, Verde e Azul | Utiliza as cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto |
É utilizado em Monitores de TV e computadores | É utilizado em indústrias gráficas e para materiais impressos |
Utiliza luminosidade para formar as cores | Utiliza mistura das quatro cores para formar uma nova cor |
Retirando as cores obtém o preto e ao adicionar todas as cores o branco | Retirando as cores obtém o branco e ao adicionar todas as cores o preto |
Seus valores podem variar de 0 a 255 | Seus valores podem variar de 0 a 100 |
Relatório 3: Sistemas de Coordenadas
Os Sistemas de Coordenadas são usados para descrever objetos em um sistema 2D/3D e pode ser dividido em várias categorias:
- Cartesiano (X,Y).
- Sistema de Referência do Universo (SRU): Domínio de modelagem, cada domínio tem seu SRU e define-se uma escala e o limites.
- Sistema de Referência do Objeto (SRO): Cada objeto tem seu próprio sistema de Coordenadas em relação a um ponto extrema.
- Sistema de Referência Normalizado (SRN): (0 >= x <= 1) & (0 >= y <= 1), Tornar a geração de imagens independente de dispositivo.
- Sistema de Referência do Dispositivo (SRD): Resolução de vídeo Exemplos: 1024x768 , 800x600; A origem posiciona-se no canto superior esquerdo.
Os Sistemas de Coordenadas Homogêneas trata as transformações de forma uniforme
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