ATPS IHM
Por: eltoncds • 12/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 409 Visualizações
OSASCO – 13 DE ABRIL DE 2015
- Evolução da Urna Eletrônica nas Eleições da República Federativa do Brasil
As Eleições diretas no Brasil, aconteciam num primeiro momento através de Cédulas com os nomes e números dos candidatos, exceto Deputados, que o Eleitor deveria saber seu nome ou número devido à enorme quantidade de candidatos, era uma ação proibitiva incluí-los na Cédula para um voto com apenas um “X”.
- Planilhas eletrônicas
Dentre um doa mais famosos encontramos o Lotus 123, que requeria bastante conhecimento para ser operado visto que o ambiente gráfico que conhecemos hoje não estava disponível, era necessário digitar dentre as funções tínhamos também a importação dos dados do Lotus 123, aposentando então seu antecessor. Com possibilidade de fazer somas, copiar formulas, formatar resultado de acordo com o valor obtido, gerar gráficos, atrelar 2 TABs distintas, 2 tabelas distintas, utilização do mouse para selecionar as células.
[pic 1]
- Painel de automóvel
Com os painéis de veículos o progresso não foi diferente, um painel do VW Fusca por exemplo tinha somente um, Odômetro parcial e total, Consumo instantâneo de combustível, Consumo médio, Marcador de velocidade, indicador de portas abertas, indicador de temperatura do motor, pressão do óleo, voltímetro, indicador de nível de óleo de motor e de freio baixos, de anomalia no sistema do motor, no sistema de freios, bateria, marcha atual do carro, Air Bag, Cruise Control (piloto automático) etc.
[pic 2][pic 3]
- Chave de Automóvel
Esta também evoluiu bastante, no início era apenas um produto que abria as portas e acionava o miolo de partida do motor, atualmente tem várias outras funções agregadas, como sensor de dez-Benz) que não possui o ferro para acionamento mecânico, trata-se de um sensor que aciona o painel/porta somente do veículo para qual esta foi configurada, e permite o acionamento do motor, sem qualquer atrito físico de metais para tal.
[pic 4][pic 5]
- Máquina de cartão de crédito
Anteriormente tínhamos as máquinas para pagamento através de cartão de crédito praticamente sem segurança tanto para vendedor quanto para comprador nenhuma visto que o vendedor pegava seu cartão, colocava na máquina e passava num “carbono” e depois preenchia uma ficha com os dados do cartão, e você assinava. O Fato é que este cartão poderia estar cancelado, ser roubado, etc. Já nos dias de hoje temos as máquinas online, que possuem leitor de chips de cartões que mantem dados como valor de crédito disponível e senha do cartão que é solicitada a cada transação. Estas máquinas evoluíram ainda mais pois possuem interconexões que permitem colocar crédito em celular, pontos em planos de fidelidade, recarga de TAG de pedágio, etc.
[pic 6][pic 7]
- Evolução da BBS para a Internet
O que antes não passava de uma tela preta com várias palavras para navegação e transmissão de dados extremamente lenta [pic 8]
Conclusão: Baseado no que pudemos verificar com esta pesquisa foi possível identificar que as mudanças e inovações não param, e, muitas melhorias ocorreram, o que não significa que temos de parar por aqui, pelo para as gerações futuras.
Relatório “contendo o resultado das Etapas anteriores deste Passo, o estudo sobre o Processo de Design e o método escolhido pela equipe para desenvolver as interfaces do Sistema de Vendas da Concessionária."
ETAPA 2, Funcionalidades do sistema.
Intranet (Análise de requisitos)
Vendas (Cadastrar Pedido, Comissão Acumulada)
Menu Gerencia (Vendas, Produtos e serviçoes mais vendidos, Vendedor mais Eficiente, Cadastro de Vendedor)
Ajuda (Abre um os dados que ele precisa de ajuda)
Logoff (Utilizado, e trocar de usuário)
Sair (Utilizado o programa)
Internet – Online (Analise de requisitos)
Login (CPF e senha para validação do acesso, opção para cadastro de usuário, e opção para reset de senha)
Solicitar serviços (Polimento, Revisão, Manutenção pós-garantia, Recall)
Cadastro (atualização dados, troca de senha, Dados do carro, serviços já adquiridos). A chave primária será o CPF e fará conexão junto aos servidores da concessionária para obter estar informações).
Fazer as atividades descritas a seguir.
1. Pesquisar 10 tipos de componentes de interface gráfica (menu, caixa de diálogo). A pesquisa deve conter uma imagem, nome e função de cada componente.
2. Realizar um estudo sobre “Processo de Design” relacionado a Interfaces Homem Máquina/Homem Computador, abordando pelo menos 5 processos de design. Escolher um método que será adotado para o desenvolvimento do projeto de interface do Sistema de Vendas da Concessionária. Justificar o porquê da escolha do método.
...