ATPS Infraestrutura Faculdade Anhanguera
Por: vivicios • 29/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.731 Palavras (11 Páginas) • 449 Visualizações
ÍNDICE
Capa pág. 1
Índice pág. 2
Relatório 01 pág. 4
1.1 Conceitos de Data Centers pág. 4
1.2 Exemplos de Data Centers pág. 4
1.3 Empresas de Infraestrutura de Redes pág. 4
1.4 Empresas especializadas em soluções para data centers pág. 5
Relatório 02 pág. 6
2.1 Infra do data center e especificação de cab. estruturado pág. 6
2.2 Equipamentos de redes de computadores pág. 6
2.3 Enlace internos de Comunicação pág. 7
2.4 Enlace externo de comunicação pág. 8
Relatório 3 pág. 9
Passo 3 pág. 9
Passo 4 pág. 9
3.1 Infraestrutura Elétrica do Data Center pág. 9
3.2 Infraestrutura de Refrigeração do Data Center pág. 10
Relatório 4 pág. 11
Passo 1 pág. 11
Passo 4 pág. 12
4.1 - Interface de Rede Externa pág. 12
4.2 - Cabo de acesso a rede pág. 12
4.3 - Distribuidor principal pág. 12
4.4 - Cabeamento de Backbone pág. 13
4.5 - Distribuidor de Zona pág. 13
4.6 - Cabeamento Horizontal pág. 13
4.7 - Ponto de distribuição local pág. 13
4.8 - Cabo do ponto de distribuição local pág. 14
4.9 - Tomada dos equipamentos pág. 14
4.10 - Equipamentos do Sistema de Redes de Computadores pág. 15
Bibliografia pág. 15
RELATÓRIO 01
1.1 Conceitos de Data Center
Um data Center é o sucessor dos centros de processamentos de dados dos anos 70 e 80. Uma diferença importante é que um data Center pode ter centenas ou milhares de computadores em vez de um único ou alguns poucos computadores de um CPQ. Outra característica é consequência do avanço tecnológico da informática: a capacidade de processamento e armazenagem de um centro moderno é muito maior que a do ambiente legado. Em um moderno data Center a convivência de equipamentos de dezenas de fornecedores é quase sempre inevitável.
1.2 Exemplos de Data Center
Ascenty esta direcionada para operar Data Centers com deres de fibra óptica própria para promover serviços de Colocation, Hosting Gerenciado, Cloud Computing e conectividade de alta capacidade. Interligado por essas redes garantimos a qualidades dos serviços fim a fim.
Alog provê gerencia ambientes de colocation, hosting e cloud computing de alta complexidade atende mais de 1.500 clientes corporativos em seus data centers.
1.3 Empresas de Infraestrutura de Redes
Inove atua no planejamento de projeto, implantação, suporte local remoto, help-desk, monitoração de servidores, dispositivos de redes, gestão de ambientes de informática e segurança e suas informações.
Metamax Engenharia com expectativa de proporcionar ao mercado de infraestrutura de redes execução de obra projetos e instalação, executando desde estudos de projetos execução e gerenciamento de obras.
1.4 Empresas especializadas em soluções para data centers
GVT possui solução de data center que oferece mais segurança, produtividade e economia para empresas que precisam de infraestrutura para seus equipamentos de TI.
Adeco TI soluções completas para todo o ciclo de vida dos data centers: projeto construção e manutenção, com certificações nacionais e internacionais e experiência de quem já implantou mais de 700 Data Centers.
RELATÓRIO 02
2.1 Infraestrutura física do Data Center e especificação de cabeamento estruturado.
Hoje são utilizadas taxas de 10 Gbit/s em cabos de cobre e de 100 Gbit/s em fibra óptica. Provavelmente em dois anos as taxas de transmissão estarão atingindo 1Tbit/s. Essa evolução trouxe, naturalmente, uma mudança nos tipos de infraestrutura e cabos no formato dos conectores e distancias envolvidas. Mas como planejar um ambiente tão complexo quanto um data center, está no equilíbrio de três fatores: conhecimento das tendências, tecnologia, padronização e modularidade. Muitos novos padrões de 100 Gbit/s usam dez fibras ópticas paralelas para a transmissão dos sinais. Isso significa que um data center, para não se tornar precocemente obsoleto, deve estar preparado para aumento de carga de refrigeração, demandas de alimentação elétrica e espaço físico para passagem de cabos.
2.2 Equipamentos de redes de computadores
Switch usado em topologia de rede estrela, atuando como elemento centralizador da rede, cuja função é receber os dados enviados dos computadores e repassá-los, respectivamente aos seus computadores destinatários (recebe um dado e o direciona para a porta onde o seu destinatário está conectado.
Roteador um equipamento de rede que tem por finalidade interligar redes distintas independentes entre si, objetivando fornecer um caminho por onde os pacotes possam trafegar até o seu destino.
Firewall sistema designado para prevenir acessos não autorizados a redes de computadores. Os firewalls podem ser implementados tanto em hardware quanto em software, ou ainda em uma combinação de ambos. Esse sistema é utilizado frequentemente em redes privadas conectadas com a Internet, especialmente as intranets, para evitar que usuários não autorizados tenham acesso à elas. Esse controle é feito através da checagem das mensagens que entram e saem da intranet. Essas mensagens passam pelo firewall, que as examina, uma a uma, e bloqueia aquelas que não obedecem aos critérios de segurança especificados pelo administrador da rede.
...