ATPS Organização CMPT
Por: Paulo Henrique • 21/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 5.548 Palavras (23 Páginas) • 336 Visualizações
[pic 1]
Facnet – Taguatinga /DF
Sistemas de Informação
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Taguatinga-Brasília/DF
Abril 2015
SUMÁRIO:
Introdução: ............................................................................................................3
Mitos e verdades sobre os Mainframes..................................................................4
Configuração e modelos de Mainframes:..............................................................5
Mainframe UNISYS CLEAR PATCH:………………………………………….5
Ferramentas de software para sistema Clearpatch:................................................6
Mainframe IBM modelo IBM zENTERPRISE BC12: ....………………………7
Mainframe IBM modelo IBM z13™: ..............………..............…………….…13
Subsitemas de memória:........................................................................................18
Tipos de memórias:................................................................................................18
Memória principal:.................................................................................................19
Memória secundária:..............................................................................................20
Tipos e características de memórias de acesso aleatório: .....................................21
Considerações finais:.............................................................................................25
Bibliografia:...........................................................................................................26
INTRODUÇAO
Atualmente, a evolução dos computadores de pequeno e grande porte é explicita no mercado, vindo de décadas de trabalho, os computadores que antes eram usados para uma única tarefa e depois reprogramados para serem usados novamente, como por exemplo, o “ENIAC”, hoje pode ser usado para inúmeras tarefas simultaneamente.
A criação dos Mainframes começa na década de 1950, onde os mainframes eram os únicos computadores e eram desenvolvidos somente para algumas tarefas e poucas empresas possuíam recursos para adquiri-los. A primeira geração de sistemas, IBM 705, foi criado em 1954. Na década de 60 foi criada a nova geração Mainframe, o sistema S/360, foi o a primeira geração de computadores para negócios (Business Machine), com hardware e software que podiam se adaptar aos objetivos dos clientes.
Com o passar do tempo surgiram os circuitos integrados, que por sua vez, aumentaram o desempenho e diminuíram consideravelmente o tamanho das máquinas, assim possibilitando o uso pessoal. Em 1977 houve uma superprodução de microcomputadores à nível comercial, com isso, a miniaturização dos mesmos continuou e foram denominados por escalas de integração dos circuitos. Em 1975 surgiu o primeiro supercomputador, as aplicações para este tipo de equipamento são muito especiais e incluem laboratórios e centros de pesquisa como a NASA, produzindo efeitos e imagens de altíssima qualidade entre outros, estes são os mais rápidos e de maior custo.
Os mainframes são computadores de alto desempenho usados para processamento intensivo em grande escala, o que não é possível fazer usando as máquinas normais. Eles têm sido tradicionalmente usados por bancos, agências governamentais e corporações que exigem um computador confiável e seguro para a realização de operações vitais e armazenamento de grandes quantidades de dados. Os mainframes diferem em seus sistemas operacionais, fornecedores e conjuntos de código de dados.
MITOS E VERDADES SOBRE OS MAINFRAMES
O mainframe deixou de ser visto como um servidor complexo e que necessita de vários engenheiros para manipulá-lo. Ele chega aos 50 anos com tecnologia mais moderna e com uso mais específico e mais acessível a grandes empresas.
Sua plataforma centralizada é uma das mais modernas e robustas soluções para a gestão de dados, possui arquitetura e ambiente multiplataforma.Porém alguns mitos ainda prevalecem como: o alto consumo e a necessidade grandes espaços e profissionais para operá-lo. Atualmente vem se notando com o avanço tecnológico os mainframes diminuíram de tamanho e se tornaram mais escaláveis.
Os mainframes não operam somente em linguagens com Assembly e o COBOL, hoje ele oferece com segurança e escalabilidade serviços de processamento através de uma rede utilizando de softwares modernos como J2EE, Linux, Windows e etc.
E um dos novos lançamentos é da IBM , que será apresentado como solução para os serviços do DETRAN/BA como forma de sanar os problemas referentes a lentidão e acesso dos usuários.
CONFIGURAÇÃO E MODELOS DE MAINFRAMES
Segue abaixo alguns modelos de Mainframes que podem ser utilizados no DETRAN/BA para melhor desempenho, agilidade e segurança dos dados, proporcionando uma melhora no atendimento ao cidadão.
MAINFRAME UNISYS CLEAR PATCH
MODELO CLEARPATCH 380
Modelos ClearPath Dorado 380: Possui sistema operacional OS2200 e MCP, estes sistemas high-end aumentam o desempenho em até 40% e oferecem aos clientes uma gama de opções para reduzir o custo de propriedade.
CARACTERÍSTICAS:
- Capacidade sob demanda para atender automaticamente os requisitos de recursos de infra-estrutura gerados por mudanças dinâmicas no ambiente coorporativo;
-Ambiente operacional ClearPatch OS2200 e MCP, Microsoft Windows .NET, Linux e Java EE;
- Suportam até 32 processadores , utiliza processador XPC-L Record Lock, permitindo o agrupamento de até quatro servidores Dorado;
- Disponibilidade, ou seja, mesmo em caso de falha de um dos processadores ele realoca a carga de trabalho.
- Processador configurado pelo usuário, que permite separar aplicativos dentro de uma partição para eliminar contenção, alocar o desempenho aumentado para processadores específicos, e assegurar que os contratos de nível de serviço sejam cumpridos.
- Gerenciamento da carga de trabalho, permite a modernização e ampliação de seus ambientes TI e Data Center.
...