ATPS Redes
Por: Débora Vieira • 30/3/2015 • Trabalho acadêmico • 1.492 Palavras (6 Páginas) • 344 Visualizações
Relatório 01: Histórico da Empresa do Projeto de Rede de Computadores.
Histórico da Empresa:
A Future Telecom é uma empresa que presta serviços de infraestrutura de telecomunicações para várias operadoras de telefonia fixa e móvel em todos os estados do território brasileiro.
Sua unidade matriz encontra-se na cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo e conta hoje com uma equipe de 42 funcionários internos, espalhados por 12 setores distintos e uma sala que será usada para receber os equipamentos de informática (servidores, racks, links, etc...), sendo eles:
- Portaria – 1 funcionário
- Recepção – 1 funcionário
- Almoxarifado – 7 funcionários
- Frota – 3 funcionários
- Telefonia Fixa – 8 funcionários
- Telefonia Móvel – 6 funcionários
- Administrativo – 5 funcionários
- Recursos Humanos – 2 funcionários
- Projeto – 4 funcionários
- Medicina e Segurança do Trabalho – 1 funcionário
- Coordenação – 3 funcionários
- Gerência – 1 funcionário
- Sala de Informática – 0 funcionário (apenas equipamentos)
Todos esses departamentos farão parte do projeto de rede que será proposto, pois a empresa estará se mudando para sua nova sede, em prédio que foi adquirido recentemente.
Objetivos do Projeto:
O projeto visa promover a melhoria e a rápida integração de toda a estrutura de sistema de dados e voz de maneira eficiente e segura e que venha a atender a necessidade do nosso cliente, levando em consideração um layout que será pré-estabelecido e se aprovado ficará documentado para que se torne mais fácil a sua manutenção e futuramente, se necessário, sua expansão.
O projeto abrangerá as conexões internas da empresa e a sua interconexão (link de dados) com suas demais unidades.
Esboço do Projeto de Redes de Computadores:
Relatório 02: Estrutura Lógica do Sistema de Redes de Computadores do Projeto.
Topologia do Sistema de Redes de Computadores:
Equipamentos do Sistema de Redes de Computadores:
Enlaces Internos de Comunicação:
Na parte interna da empresa utilizaremos para o enlace entre os Desktops e o Switch o cabo par traçado Cat6a na cor vermelha (com blindagem) visando uma comunicação eficaz e uma ótima transferência de dados, já que todos os desktops possuem placa de rede com tecnologia Gigabit.
Para o enlace entre as Impressoras e o Switch utilizaremos o cabo par traçado Cat5e na cor amarela (com blindagem).
O enlace entre os roteadores wireless e Access Points com o switch será feito por cabo par traçado Cat5e na cor azul (com blindagem).
No rack da Sala de Informática serão utilizados Patch Panels GigaLan com 24 portas Cat6 e sua ligação com o Switch será feita por Patch Cords Cat6a na cor vermelha.
A utilização de diferentes cores dos cabos visa uma melhor definição na elaboração do projeto caso necessite de uma futura manutenção interna.
Enlace Externo de Comunicação:
Orçamento:
Relatório 03: Política e Sistema de Endereçamento de Rede do projeto e Segurança de Redes.
Estrutura de Endereçamento de Rede:
Para o endereçamento de nossa rede estaremos utilizando a classe B de endereços IP por se tratar de um projeto que contem poucos setores e equipamentos, mas com o pensamento voltado para uma rede de médio porte. O range escolhido é uma faixa de ip designado para redes privadas, com isso contaremos com uma melhor segurança no fluxo e um fácil mapeamento de sua utilização.
Rede Lan:
- Range escolhido: 172.17.140.0/22
- Endereço inicial do range: 172.17.140.1
- Endereço final do range: 172.17.143.254
- Máscara de Rede: 255.255.252.0
- Gateway da Rede: 172.17.140.3
Rede Wireless:
- Range escolhido: 172.17.236.0/24
- Endereço inicial do range: 172.17.236.1
- Endereço final do range: 172.17.236.254
- Máscara de Rede: 255.255.255.0
- Gateway da Rede: 172.17.236.1
Planos Futuros de Endereçamento:
Política de Segurança no Sistema:
A politica de segurança a ser implantada na empresa deverá seguir as seguintes orientações do descritivo abaixo:
Politica de Segurança da Informação da Future Telecom
Este descritivo tem como finalidade garantir que toda informação da empresa mantenha um padrão de confidencialidade, autenticidade e integridade para a realização dos processos do dia a dia.
1 – Missão:
Proteger todo e qualquer tipo de informação desta organização, catalogando, coordenado e implementando métodos para essa finalidade.
2 – Objetivo:
Garantir que todos os dados que a empresa possui permanecem íntegros e estejam à pronta disposição quando necessários.
3 – Dever:
O setor de Tecnologia da Informação, representado pelos seus contratados, deverá evidenciar os critérios utilizados para definir a classificação de tipos de informação.
- Pública
- Interna
- Confidencial
Pública: são informações que podem ser compartilhadas entre os diversos setores da empresa, prestadores de serviços, fornecedores e o público em geral.
Interna: são informações que poderão ser acessadas apenas pelos departamentos internos da empresa. Todo setor contará com uma pasta no servidor de arquivo e a sua liberação será feita por sistema de login.
Confidencial: são informações que poderão ser acessadas apenas pelos gestores da empresa e se necessário, divulgadas apenas com o conhecimento do Gerente e disponibilizada em uma pasta com necessidade de login com usuário e senha previamente configurados.
4 – Dados Internos:
Não será permitido de forma alguma que dados pessoais de funcionários sejam baixados, salvos ou copiados para dentro dos computadores da empresa.
Caso o funcionário necessite de salvar algum dado pessoal, será necessária a autorização do supervisor imediato e mesmo assim a empresa não se responsabilizará por esse dado salvo.
...