TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adoção de computadores Pedagógicos

Por:   •  28/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.831 Palavras (20 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 20

Adoção de computadores pedagógicos no Brasil.

Adoção de computadores pedagógicos no Brasil.

Nome: Fabrício Leone Marcelino Lara

RA: 1406136

Curso: Gestão em Tecnologia da Informação

                                  Semestre: 1º


Resumo

Nesse estudo proposto faremos a criação e implantação de computadores para uso pedagógicos, a serem utilizados por estudantes da rede publica de ensino no Brasil. Os computadores precisarão ser resistentes, e não haverá a necessidade de que esse sejam móveis, já que os usuários desses computadores serão alunos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, o uso desses dispositivos deverão ser feita de maneira fixa. São propostos 3 hardwares diferentes, com características distintas. O sistema operacional recomendado é uma distribuição do Linux podendo ser o Debian, kubuntu e outros. Os aplicativos deverão ser um mistura de aplicativos Linux com aplicativos comerciais específicos para Windows, que será executado pelo Wine. Esse projeto entende que a diversidade de alunos da rede de ensino no Brasil. Existem alunos de escolas públicas e privadas. Existem também adultos (EJA) de escolas públicas e privadas. Também é comum projetos EJA dentro de grandes organizações privadas. Os aplicativos devem respeitar essas diferenças entre os perfis de alunos.

Palavras-chave: computadores pedagógicos, ensino na era digital, inclusão digital.

Abstract        

        

In this proposed study will make the creation and deployment of computers for educational use, to be used by students of public education network in Brazil . Computers need to be tough, and there will be no need for this to be mobile , as users of these computers will be students from kindergarten, elementary and middle school , the use of these devices should be made in a fixed manner . Are proposed three different hardware , with different characteristics . The recommended operating system is a Linux distribution can be Debian , Ubuntu and others. Applications should be a mix of Linux applications with specific business applications for Windows, which will be executed by Wine . This project believes that the diversity of students in the school system in Brazil . There are students from public and private schools . There are also adults ( EJA ) from public and private schools . It is also common EJA projects within large private organizations . Applications must respect these differences between the profiles of students .

Keywords: teaching computers, teaching in the digital age, digital inclusion.

 

 


Sumário

Introdução        

1 - ProInfo        

2 – Hardware        

2.1 - 1º opção de Hardware        

2.1.1 - Nano Computador Raspberry Pi        

2.1.2 - Como funciona        

2.1.3 - Aplicações        

2.1.4 - Nano computador ODROID-X        

2.2 - 2ª opção de Hardware        

2.2.1 - ZBOX Nano        

2.2.2 - ZBOX Nano AD 12 Plus        

2.2.3 - ZBOX Nano AD 12        

2.3 - 3ª opção de Hardware        

3 – Sistemas Operacionais        

3.1 – Linux Educacional        

3.2 - Debian Edu        

3.2.1 - Sobre o Debian Edu e o Skolelinux        

4 - Aplicações das Soluções        

5 - Outros funções do Software Educativo (SE)        

6 - Métodos de Avaliação de Softwares Educativos (SE)        

7 - Quais os locais que serão atendidos pelo computadores pedagógicos:        

Conclusão        

Referências        


Introdução

A adoção de computadores no projeto pedagógico de uma escola introduz a um novo meio de aprendizagem ele busca neste, um meio de desenvolver cidadãos mais críticos, sociais e independentes, repensando assim o seu papel frente a novas tecnologias. Entendemos que o tema "Computador e Educação" são visto de fato que, o computador se tornou um instrumento, uma ferramenta para aprendizagem, desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, levando o indivíduo ao desabrochar das suas potencialidades, de sua criatividade, de sua inventividade. O produto final desse processo é a formação de indivíduos autônomos, que aprendem por si mesmo, porque aprenderam a aprender, através da busca, da investigação, da descoberta e da invenção. Essa nova tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa. Os alunos, ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimentos, formando assim um processo onde o professor educa o aluno e ao educar, é transformado através do diálogo com os alunos. E preciso evoluir para se progredir, e aplicação da informática desenvolve os assuntos com metodologia alternativa, o que muitas vezes auxilia o processo de aprendizagem. O papel então não é apenas o de transmitir informações, é de facilitar, mediar à construção do conhecimento. Então, o computador passa a ser o "aliado" na aprendizagem, propiciando transformações no ambiente escolar. A informática então, a serviço de um projeto educacional, propicia condições de trabalho a partir de temas, projetos ou atividades extracurriculares, e tão somente um meio onde desenvolvemos inteligência, flexibilidade, criatividade e inteligências mais críticas. Porém, a adoção de computadores nas escolas não e a solução para os problemas que afligem a educação. Ele pode educar, mas também deseducar dependendo da maneira como será utilizado. Ele não substitui a inteligência e a criatividade que são inerentes ao ser humanos, apenas às desenvolve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (454.1 Kb)   docx (173.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com