Alfabeto móvel – instrumento na aprendizagem
Resenha: Alfabeto móvel – instrumento na aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gorete • 18/4/2013 • Resenha • 501 Palavras (3 Páginas) • 752 Visualizações
Alfabeto móvel – instrumento na aprendizagem
Descrição
Antes mesmo da alfabetização as crianças começam a ter contato com várias letras e símbolos que fazem parte do código escrito. O objetivo dessa coleção é trabalhar os processos e fases da escrita através do conhecimento e decodificação desses símbolos na formação das palavras e frases através de diferentes gêneros textuais. Dessa forma, a presente coleção é composta por 36 aulas divididas da seguinte maneira: As duas primeiras aulas apresentam a história da escrita e do alfabeto português. A coleção segue apresentando maneiras de trabalhar o alfabeto em sala de aula a partir de atividades significativas para as crianças em fase de alfabetização bem como as convenções de escrita (alinhamento e segmentação dos espaços entre palavras) – aulas 3 e 4. As aulas de 5 a 8 tratam do processo de formação das palavras, das onomatopéias, do papel das vogais na apropriação da base alfabética e da consciência fonológica na fase inicial do processo de aprendizagem da escrita, tendo por objetivo apresentar ao aluno o som de cada letra para que este perceba que a escrita representa os sons fala. Em seguida, é trabalhado o uso de jogos que auxiliam o processo de construção das palavras. A partir da aula 9 já são introduzidas atividades na elaboração de frases e o trabalho com alguns símbolos presentes no nosso dia a dia, já que estes também nos auxiliam na compreensão de significados, sentimentos e idéias. A coleção segue apresentando um conjunto de aulas que tratam da ortografia, letras, fonemas e as diferenças existentes entre pronúncia e escrita das palavras (aulas 11 a 24). As aulas de 25 a 30 já incentivam a produção textual a partir de diversas atividades como tirinhas mudas, trava-línguas e reescrita de histórias. A coleção é finalizada com aulas que trabalham de forma um pouco mais complexa concordâncias verbais e atividades de escrita através de diferentes gêneros textuais como fábulas, cartas, história em quadrinhos e jornal (aulas 31 a 36).
Descrição
Essa coleção didática reúne aulas que objetivam propiciar às crianças o domínio do sistema alfabético, ou seja, a compreensão de que, em nosso sistema de escrita, cada grafema (letra) corresponde a um som (fonema). As sequências didáticas selecionadas possibilitam a apropriação desse conhecimento em um contexto significativo de leitura e produção de diversos gêneros textuais. As primeiras aulas visam trabalhar o reconhecimento das letras do alfabeto e das unidades fonológicas, como rimas, sílabas, início e término de palavras. Os estudantes serão desafiados a identificar palavras em textos, compô-las e decompô-las, comparar diferentes hipóteses de escrita etc. Em seguida, são propostas atividades que possibilitam aos aprendizes a realização da correspondência grafema-fonema, por meio de jogos, análise de palavras,elaboração e leitura de textos. Vale salientar que não é objetivo dessa coleção abordar as regularidades e irregularidades ortográficas da língua escrita.
Palavras-chave
sistema alfabético, leitura e produção de textos, letras do alfabeto, unidades fonológicas
• instrumento n a aprendizagem;
...