TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmos de construção

Seminário: Algoritmos de construção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Seminário  •  3.136 Palavras (13 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 13

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

Sistemas de Informação

2ª. Série

Construção de Algoritmos

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de

ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo

professor, e que tem por objetivos:

 Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício

profissional.

 Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a

realidade.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a

serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida

profissional.

AUTORIA:

Jeanne Dobgenski

Anhanguera Educacional

Sistemas de Informação - 2ª. Série - Construção de Algoritmos

Jeanne Dobgenski

Pág. 2 de 12

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências

e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar soluções usando a

tecnologia de computação em organizações privadas e públicas, aplicando

metodologias para análise e desenvolvimento de projetos de sistemas.

 Levantar dados, e empreender uma abordagem sistêmica no trato dos problemas de

distribuição da informação.

 Utilizar princípios e ferramentas que otimizem o processo de desenvolvimento e

implementação de um projeto e lhe confiram um alto grau de qualidade.

 Abstrair, representar, organizar e viabilizar soluções de software para diferentes

domínios de aplicação.

Produção Acadêmica

Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 e 4.

 Relatório 01: Solução para o Problema 1.

 Relatório 02: Solução para o Problema 2.

 Relatório 03: Solução para o Problema 3.

 Relatório 04: Solução para o Problema 4.

Apresentação final em Power Point.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte,

pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

 organizar-se, previamente, em equipes de 4 a 8 participantes;

 entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e

 observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

DESAFIO

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) promove desde 1996, anualmente, a

Maratona de Programação. Seu surgimento derivou das competições regionais

classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM

International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional brasileira do concurso. A

competição promove nos alunos da área da Computação a criatividade, a capacidade de

trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver

problemas sob pressão.

Tendo em vista que várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para

escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação, dentre os quais os

melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento, considere que

você e sua equipe estão se preparando para se candidatarem ao concurso local de sua

instituição de ensino, para representá-la na etapa nacional dessa competição. Dessa forma,

participarão de um concurso de Construção de Algoritmos que compreenderá a elaboração Sistemas de Informação - 2ª. Série - Construção de Algoritmos

Jeanne Dobgenski

Pág. 3 de 12

de algoritmos que solucionem problemas de baixa, média e alta complexidade no contexto de

seu nível escolar.

Cada atividade desenvolvida no concurso será avaliada pelo professor da disciplina

considerando aspectos como os sugeridos na Tabela 1, que também contém sugestão de

pontuação. Por fim, ao finalizar a solução de todos os problemas (final da etapa 4) as equipes

competidoras apresentarão seus resultados ao professor envolvido com essa ATPS e demais

convidados para definição das três melhores equipes, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com