Algoritmos de construção
Seminário: Algoritmos de construção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hackerhacker • 30/11/2014 • Seminário • 2.827 Palavras (12 Páginas) • 207 Visualizações
A TIVIDADES P RÁTICAS
S UPERVISIONADAS
Ciência da Computação
2a. Série
Construção de Algoritmos
A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de
ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo
professor, e que tem por objetivos:
Favorecer a autoaprendizagem do aluno.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício
profissional.
Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a
realidade.
Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem
Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a
serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida
profissional.
AUTORIA:
Jeanne Dobgenski
Anhanguera EducacionalCiência da Computação - 2a. Série - Construção de Algoritmos
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências
e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.
Identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de
solução via computação.
Valorizar o usuário no processo de interação com sistemas computacionais.
Saber conciliar teoria e prática.
Produção Acadêmica
Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 e 4.
Relatório 01: Solução para o Problema 1.
Relatório 02: Solução para o Problema 2.
Relatório 03: Solução para o Problema 3.
Relatório 04: Solução para o Problema 4.
Apresentação final em Power Point.
Participação
Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte,
pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:
organizar-se, previamente, em equipes de 4 a 8 participantes;
entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e
observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.
DESAFIO
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) promove desde 1996, anualmente, a
Maratona de Programação. Seu surgimento derivou das competições regionais
classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM
International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional brasileira do concurso. A
competição promove nos alunos da área da Computação a criatividade, a capacidade de
trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver
problemas sob pressão.
Tendo em vista que várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para
escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação, dentre os quais os
melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento, considere que
você e sua equipe estão se preparando para se candidatarem ao concurso local de sua
instituição de ensino, para representá-la na etapa nacional dessa competição. Dessa forma,
participarão de um concurso de Construção de Algoritmos que compreenderá a elaboração
de algoritmos que solucionem problemas de baixa, média e alta complexidade no contexto de
seu nível escolar.
Cada atividade desenvolvida no concurso será avaliada pelo professor da disciplina
considerando aspectos como os sugeridos na Tabela 1, que também contém sugestão de
pontuação. Por fim, ao finalizar a solução de todos os problemas (final da etapa 4) as equipes
competidoras apresentarão seus resultados ao professor envolvido com essa ATPS e demais
Jeanne DobgenskiCiência da Computação - 2a. Série - Construção de Algoritmos
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convidados para definição das três melhores equipes, com premiação a ser definida pelo
professor – possibilidade: 0,5 ponto na média de cada integrante das equipes ganhadoras.
Tabela 1 – Aspectos a serem considerados na avaliação das soluções propostas
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