Analise Orientada a Objetos
Por: Flavio123 • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.961 Palavras (8 Páginas) • 209 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
UNIDADE CAMPO LIMPO
[pic 1]
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ATPS – PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
ETAPAS 1 e 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
UNIDADE CAMPO LIMPO
Flávio Oliveira Sampaio RA 6661394218
Orlando Roberto Santos Corci RA 6618453648
Wellington Candido de Sousa RA 6896528081
Lucas Pereira de Santana RA 7062533711
Cauê Naddeo RA 7486702113
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ATPS – PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
ETAPAS 1 e 2
[pic 2]
São Paulo
2014
RESUMO
Em pleno século XXI os computadores e a Internet não se resumiram apenas em uma forma de entretenimento como muitos imaginavam no início dos anos 90, a informática consolidou-se como um novo conceito de negócios. Atualmente a Internet torna-se uma segunda fachada da organização, um novo mercado amplo estratégico como um potencial financeiro maior que o do mercado tradicional.
Hoje a economia está dividida em economia tradicional e economia digital, o mundo nunca mais será o mesmo após essa extraordinária revolução da Internet e dos computadores multimídia, podemos afirmar que vivemos em plena era virtual tanto dos negócios como de entretenimento.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO5
1 ETAPA 16
2. DIAGRAMA DE CLASSES - DEFINIÇÃO6
2.1. Elementos do Diagrama de Classes6
2.2. Atributos6
2.3. Métodos7
2.4. Requisitos Funcionais7
2.5. Lista de Requisitos Funcionais7
2.5.1 RF-01-Matricular Aluno7
2.5.2 RF-02-Gerar pagamento7
2.5.3 RF-03-Consultar Aluno7
2.5.4 RF-04-Cancelar Matricula7
2.5.5 RF-05-Avisar Cobrança7
2.5.6 RF-06-Regularizar Débito7
2.5.7 RF-07-Remunerar Professor7
2.5.8 RF-08-Emitir Relatório8
3. SISTEMA ACADEMIA – CASO DE USO9
3.1. RF-01-Matricular Aluno9
3.1.1 Objetivos9
3.1.2 Cenário Principal9
3.1.3 Cenários Alternativos10
3.2. RF-02-Gerar Pagamento10
3.2.1 Objetivos10
3.2.2 Cenário Principal10
3.2.3 Cenários Alternativo ou Secundário10
3.3. RF-03-Consultar Aluno10
3.3.1 Objetivos10
3.3.2 Cenário Principal10
3.3.3 Cenários Alternativo ou Secundário11
3.4. RF-04-Cancelar Matricula11
3.4.1 Objetivos11
3.4.2 Cenário Principal11
3.4.3 Cenários Alternativo ou Secundário11
3.5. RF-05-Avisar Cobrança11
3.5.1 Objetivos11
3.5.2 Cenário Principal11
3.5.3 Cenários Alternativo ou Secundário11
3.6. RF-06-Regularizar Débito11
3.6.1 Objetivos11
3.6.2 Cenário Principal11
3.6.3 Cenários Alternativo ou Secundário11
3.7. RF-07-Remunerar Professor12
3.7.1 Objetivos12
3.7.2 Cenário Principal12
3.7.3 Cenários Alternativo ou Secundário12
3.8. RF-08-Emitir Relatório12
3.8.1 Objetivos12
3.8.2 Cenário Principal12
3.8.3 Cenários Alternativo ou Secundário12
4. ETAPA 2 – DIAGRAMA DE CLASSE SISTEMA ACADEMIA13
CONCLUSÃO14
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS15
LISTA DE FIGURAS16
INTRODUÇÃO
A seguir iremos apresentar as etapas 1 e 2 da ATPS da disciplina de Programação Orientada a Objetos. No desenvolvimento buscamos o conhecimento ao longo do desenvolvimento e entendimento para que pudéssemos compreender a necessidade do cliente através dos seus requisitos. A ideia é que seja desenvolvido um sistema para gerenciar as tarefas de uma academia, objetivando a diminuição no tempo gasto nos arquivamentos dos dados dos alunos manutenção do estoque dos produtos e agendar todas das tarefas diárias da academia.
- ETAPA 1
Conceitos de orientação a objetos: classes e objetos; atributos e comportamentos. Definição da tecnologia Java e estrutura da linguagem. Implementação de classes e instanciação de objetos. Implementação de atributos e métodos. Definição de Usabilidade, Encapsulamento e Acessibilidade. Implementação de Modificadores de acesso (Acessibilidade).
- DIAGRAMA DE CLASSES - DEFINIÇÃO
O Diagrama mostra um conjunto de classes e seus relacionamentos entre si, é ele o diagrama central da modelagem orientada a objetos.
- Elementos do Diagrama de Classes
A seguir serão apresentados os elementos que compõem um diagrama de classes.
Classes
São representadas graficamente por retângulos incluindo nome, atributos e métodos. Os nomes das classes são substantivos singulares com somente a primeira letra maiúscula.
[pic 3][pic 4]
[pic 5]
Figura 1 - Classes
- Atributos
Representam o conjunto de características (estado) dos objetos de determinada classe. Possuem ícones de visibilidade que representam a característica dos dados.
Símbolo | Significado | Descrição |
+ | Público | Visível em qualquer classe de qualquer pacote |
# | Protegido | Visível para classes do mesmo pacote |
- | Privado | Visível somente para classe |
Figura 2 - Atributos
...