Análise da arquitetura e operação dos processadores RISC e SISC
Projeto de pesquisa: Análise da arquitetura e operação dos processadores RISC e SISC. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rosangelaleite • 22/5/2014 • Projeto de pesquisa • 693 Palavras (3 Páginas) • 634 Visualizações
PROCESSADORES RISC X PROCESSADORES CISC
Rosangela Martins Leite
INDAIATUBA
2014
FACULDADE DE TECNOLOGIA
PROCESSADORES RISC X PROCESSADORES CISC
Trabalho apresentado à disciplina de Laboratório de Hardware, sob a orientação do Prof. Jaime Ossada.
INDAIATUBA
2014
RESUMO
O objetivo do presente trabalho é analisar a arquitetura e funcionamento dos processadores RISC e SISC, quais são suas aplicações e comparação entre suas arquiteturas
Palavras chaves: processadores, funcionamento, aplicações.
Sumário
1. Introdução 1
2. Processadores RISC e CISC 2
3. Aplicações de RISC e CISC 2
4. Tabela RISC x CISC 3
5. Microcontroladores 3
6. Referências Bibliográficas 4
1. Introdução
O objetivo do trabalho é informar, relacionar e discutir sobre os processadores RISC e CISC, mostrar suas aplicações e principais diferenças.
Veremos a evolução dos processadores, seus ciclos de instrução, como se dá o acesso a memória, suas execuções, complexões e registros. Tendo como base mostras que a diferença entres eles se deve a sua arquitetura.
2. Processadores RISC e CISC
As diferenças entres os processadores RISC e CISC não se deve mais somente ao tamanho ou conjunto de instruções, mais sim na arquitetura segundo (Silva & Antunes, n.d.).
Segundo (Freitas, Augusto, Martins, Pós-graduação, & Elétrica, 2003) O primeiro processador utilizado na história foi o CISC (Complex Instruction Set Computing). Como característica principal são conjuntos de instruções com formas variadas, onde uma única instrução pode acessar registradores e memória, fazendo com que a execução das instruções fosse mais lenta. Para suprir a lentidão do sistema CISC foi desenvolvido um novo modelo de processador o RISC (Reduced Instruction Set Computing), cujo objetivo principal era reduzir o número de instruções que acessam a memória, concentrando a manipulação nos registradores, com isso o tempo de execução das instruções ficaram mais rápidas, assim essa arquiteturas tornou-se mais simples e mais baratas.
3. Aplicações de RISC e CISC
A principal aplicação para o processador RISC é para a rede, pois permite um conjunto pequeno de ciclos para execução de cada instrução, acessando menos a memória e garantindo a velocidade requerida.
Processadores CISC são atualmente mais usados em sistemas de uso domésticos INTEL e AMD usam arquitetura baseadas em CISC. (Freitas et al., 2003)
4. Tabela RISC x CISC
RISC CISC
CICLOS E INSTRUÇÕES POR SEGUNDO
CERCA DE 35 A 75 INSTRUÇÕES POR SEGUNDO CERCA DE MAIS DE 100 INSTRUÇÕES POR SEGUNDO
ACESSO A MEMÓRIA
MODO DE ENDEREÇAMENTO
MEMORIA-MEMORIA MODO DE ENDEREÇAMENTO SIMPLES, PERMITE SOMENTE QUE O LOAD E STORE ACENDAM A MEMÓRIA.TODAS AS OPERAÇÕES SÃO DO TIPO REGISTO-REGISTO
PIPELINE
...