Análise de Os Jetsons
Por: wazig • 8/8/2016 • Monografia • 1.087 Palavras (5 Páginas) • 334 Visualizações
Analise de Os Jetsons
Os Jetsons são uma família de 2062 onde as pessoas são quase que totalmente dependentes da tecnologia.(Aparente segundo a apresentação do desenho a mulher do futuro ainda gera muito gasto ao marido).
Bom, Começando pela casa; eles se locomovem pela casa através de uma esteira automática que desliza as pessoas pra direção em que eles desejam ir, (o que gera a ironia de não ser um povo obeso)
A comida é feita por um fogão eletrônico, onde com simples apertar de botões você escolhe a sua comida podendo por exemplo até mesmo ao escolher um cereal matinal, decidir se ele será barulhento ou silencioso ao ser mordido, que por sua vez após ser escolhida, essa comida surge de uma plataforma localizada no meio da mesa.
A Cama é uma aparente torradeira/caixa de fósforos, que inclusive vira uma torradeira fechando–se sobre o corpo e cuspindo o individuo para fora como uma torradeira normal, logo após some em um compartimento no chão.
Ao se levantar eles costumam pegar a esteira (citada acima) até o banheiro, e a escovação dos dentes é feita através de um apertar de botões de onde surgem duas escovas e fazem automaticamente todo o processo outrora manual.
Lavar, Passar e Limpar, são tarefas feitas com o apertar de 3 botões, onde mãos mecânicas surgem de compartimento na parede, por toda a casa e fazem essas tarefas, ( enquanto a esposa faz comentários sobre o quanto é cansativo fazer essas tarefas e inclusive discute com o marido sobre a contratação de uma empregada que faça isso).
A interação entre outras pessoas é feita como hoje em dia, parte por meio de vídeo conferencia que basicamente é a substituição completa de chamadas telefônicas, e parte por interação física, que são feitas pessoalmente, que é o motivo de não serem totalmente dependentes da tecnologia.
O dinheiro estranhamente ainda é de papel, talvez por ainda serem mais seguros que os dados.
As pessoas moram em casas suspensas no ar por uma enorme coluna, e vivem em um planeta que aparentemente não possui oxigênio, e fora de suas casas eles se locomovem através de carros espaciais.
O trabalho do marido se resume a apertar dois botões, um para parar as máquinas e outro para fazer com que elas funcionem novamente.
Tecnologia atual
Bom, a tecnologia hoje em dia ainda não está em um patamar tão elevado quanto a tecnologia de os Jetsosn, porém a tecnologia tem avançado tanto nas ultimas décadas que não demorará até que tenhamos muitas das facilidades dessa tecnologia avançada.
Como por exemplo, os resultados do projeto de robôs humanoides de um instituto de tecnologia japonesa, (humanoid Robotics Project), que em 2009 apresentou ao publico a HRP-4c, que é um robô humanoide com forma e aparência feminina, que possui a capacidade de expressar emoções como fadiga, surpresa também é capaz de sorrir graças a 8 motores faciais que modificam as expressões da camada de silicone a HRP-4c também tem a capacidade de reconhecer e sintetizar a voz humana.
Hoje temos o Asimo, um robô fabricado pela Honda Japonesa, que apesar de não ter as feições humanas representa um grande passo na evolução da robótica, pois este, consegue correr e pular obstáculos além de subir e descer escadas com uma perfeição incrível, ele é capaz de reconhecer comandos humanos tanto de voz quanto os gestos, a sua capacidade motora é quase tão livre quanto a de um ser humano, ele também é capaz de saldar de formas diferentes e de realizar algumas tarefas como servir coisas, atender pessoas, empurrar objetos e algumas poucas coisas. .(http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Mp0lJz78zEM#!)
Os meios de comunicação também tem evoluído muito nessa década, com o surgimento de smartphones e tablets capaz de assim como no desenho, fazer chamadas de vídeo conferencias, de uma forma um tanto mais conveniente até por serem portáteis.
Depois da invenção do google glass, nossa tecnologia de comunicação é um tanto mais prática, pois enquanto a deles era feita através de uma tela de um televisor, a nossa em um futuro muito próximo, será feita pela lente de um óculos, que inclusive pode transmitir exatamente o que estamos vendo, pode transmitir e publicar vídeos e fotografias em redes sociais (Que não existe nos Jetsons).
...