Apostila em C
Por: Renan Marques • 3/11/2015 • Projeto de pesquisa • 6.660 Palavras (27 Páginas) • 280 Visualizações
Algoritmo
O que é Algoritmo?
“... conjunto de comportamento que, obedecidos resultam em uma sucessão finita de ações ...”, Harry Farrer
“...um processo de cálculo, ou de resolução de um grupo de problemas semelhantes...”, Manzano J., Oliveira J.
Instruções com o objetivo de estabelecer um comportamento previsível
O que é Algoritmo Computacional?
“Na ciência da computação (informática) está associada a um conjunto de regras e operações bem definidas e ordenadas, destinadas à solução de um problema. ou de uma classe de problemas, em um número finito de passos.”, Manzano J., Oliveira J.
Dados + Operações
Descrevendo Algoritmos
- Linguagem Natural: Os algoritmos são expressos diretamente em linguagem natural.
- Fluxograma Convencional: Esta é um representação gráfica que emprega formas geométricas padronizadas para indicar as diversas ações e decisões que devem ser executadas para resolver o problema.
- Pseudo-linguagem: Emprega uma linguagem intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação para descrever os algoritmos.
Exemplo
Calcule a área de uma mesa retangular
- Cálculo da área de uma mesa.
- Medir a largura da mesa e anotar o resultado.
- Medir o comprimento da mesa e anotar o resultado.
- Multiplicar o comprimento pela largura e anotar o resultado.
- O valor da área da mesa é o resultado anotado no passo anterior.
- Fim do cálculo da área da mesa.
Exercício
- Faça um algoritmo da matricula da faculdade
- Escreva um algoritmo em que uma pessoas saia do trabalho e chegue na sala de aula da faculdade
- Faça a some de dois números e imprima o resultado
- Faça um algoritmo que um aluno perca 20 kg
Linguagem C
Características
- Programas C são compilados e geram executáveis
- Estruturalmente mais simples e seu compilador gera códigos mais enxutos e velozes do que muitas linguagens
- Combina elementos de linguagens de alto nível com a funcionalidade da linguagem assembly, permitindo a manipulação de bits, bytes e endereços
- C é muito portável, pode ser recompilado em várias plataformas
- Não possui muitos tipos de dados mas permite conversão de quase todos os tipos
- C é uma linguagem estruturada , divisão do programa em módulos (funções)
- C é uma linguagem para programadores (criada, influenciada e testada por programadores)
- Os fabricantes de compiladores fornecem várias bibliotecas
- Oferece somente estruturas simples de controle de fluxos
Estrutura de um Programa C
Cabeçalho
Espaço do programa onde é informado as estruturas que serão utilizadas no decorrer do programa. Segue abaixo as estruturas mais utilizadas:
- Include: utilizado para importar funções pré-construídas localizadas em outro arquivo;
- Variáveis Globais: são variáveis que podem ser manipuladas em qualquer lugar do ser programa;
- Protótipos: são assinaturas das funções utilizadas no seu programa.
Exemplo
#include
Int total;
Void calcular(int i, int j);
Main{
…
}
Variáveis
A variável é o local onde se armazena informações que serão manipuladas pelo programa. As informações das variáveis são armazenadas em memória e a fim de facilitar o uso delas é dado um nome que representa o endereço de memória de onde está armazenada a variável.
As variáveis podem ser globais se forem declaradas no cabeçalho, locais se forem declaradas dentro de uma função e parâmetros formais se forem declaradas como parâmetros de uma função.
Declaração Variáveis
As variáveis são declaradas informando seu tipo seguido do nome.
Exemplo
Int total;
Atribuição
Quando se precisa informar um valor para uma variável utiliza-se o símbolo “=” para fazer a referência da atribuição.
Exemplo:
Total = 10;
Total = total + 15;
Printf
Comando utilizado para imprimir alguma informação no console.
Exemplo
Printf(“Olá Mundo!”);
Printf(“Eu tenho %i reais”, total);
[pic 2]
Scanf
Comando utilizado para ler alguma informação do console e atribuir a uma variável.
Exemplo:
Scanf(“%i”, &total);
[pic 3]
Prática
- Imprima a frase "Estou programando em C!"
- Faça a Média aritmética de 3 valores
- Calcule a área e o volume de uma esfera de Raio igual 3. Sabendo que: A= 4 x pi x R2 e V= 4/3 x PI x R3
- Escreva um programa que calcule a média de aproveitamento de um aluno. O Aluno possuem três avaliações sendo que a Av1 possui peso 1, Av2 possui peso 3 e Av3 possui peso 2. A MA é igual à soma das avaliações levando em consideração os seus respectivos pesos somado a média das notas dividindo tudo isso por 7.
Exercício 1
- Escreva um programa que leia a temperatura em Fahrenheit e calcule o valor em Celsius e vice-versa. Segue a formula: C/5 = (F-32)/9
- Escreva um programa para ler o número de alunos existentes em uma turma, ler a soma das notas destes alunos, e calcular a média aritmética destas notas.
- Escreva um programa que informe a quantidade de anos existente nos número de dias informado pelo usuário.
- Sabendo que o preço da gasolina é R$ 2,50 faça um programa que o usuário informe a quantidade de gasolina desejada e o programa imprima o preço final.
- Faça um programa que o usuário informe o salário do funcionário e o sistema informa o valor de 10% desse salário.
- O custo de um carro novo ao consumidor é a soma do custo de fábrica com a porcentagem do distribuidor e dos impostos (aplicados ao custo de fábrica). Supondo que o percentual do distribuidor seja de 28% e os impostos de 45%, escrever um algoritmo para ler o custo de fábrica de um carro, calcular e escrever o custo final ao consumidor.
Estrutura Condicional
As estruturas condicionais permitem tomar decisões diferentes a partir de uma condição. A condição é um teste que poderá retonar o valor VERDADEIRO ou FALSO. Uma condição pode ser composta de vários termos, por exemplo, se a idade for maior que 18 anos e nascido no estado da Bahia.
...