Arquitetura e Infraestrutura
Por: Bruno Rober-Christensen Drumond • 17/12/2015 • Trabalho acadêmico • 3.642 Palavras (15 Páginas) • 480 Visualizações
1) O que o Wireshark?
analisador de protocolo que permite que você capture e navegue interativamente no tráfego de uma rede de computadores em tempo de execução usando a interface de rede do computador.Bastante usado por administradores de rede para detectar problemas ou conexões suspeitas, testar se as senhas usadas na rede estão realmente sendo criptografadas e realizar uma série de outras atividades relacionadas a segurança e performance.
2) Qual a função do comando ping?
A função do comando ping é verificar a conectividade IP entre dois hosts através de endereços IPs. Utiliza o protocolo ICMP (Internet Control Message Protocol) que atua na camada de Rede e permite o transporte de mensagens de controle e mensagens de teste entre equipamentos da internet e da rede.
3) Qual a função do protocolo ARP?
Address Resolution Protocol ou ARP é um protocolo usado para encontrar um endereço da camada de enlace (Ethernet – MAC Address) a partir do endereço da camada de rede (endereço IP). O emissor difunde em broadcast um pacote ARP contendo o endereço IP de outro host e espera uma resposta com um endereço MAC respectivo. Cada máquina mantém uma tabela de resolução em cache para reduzir a latência e carga na rede.
4) Acesse uma página na internet e informe:
a) Estrutura do quadro Ethernet
b) Formato do Datagrama IP
C) estrutura de segmento
MEMORIA
1. Posso misturar módulos com tempos de acesso diferentes em um mesmo micro?
EM GERAL QUANDO ISSO É FEITO, APRESENTARÁ ERROS ALEATÓRIOS, COMO TRAVAMENTOS E CONGELAMENTOS, RESETS E AS FAMOSAS TELAS AZUIS. NÃO RECOMENDÁVEL.
2. Posso misturar módulos com tecnologias diferentes em uma única placa-mãe?
EMBORA POSSA ATÉ FUNCIONAR, NÃO É RECOMENDÁVEL, DEVIDO À QUESTÃO DO DESEMPENHO. ALÉM DISSO PODEM OCORRER OS MESMOS PROBLEMAS DE MISTURAR MEMÓRIAS COM TEMPO DE ACESSO DIFERENTES
3. O micro fica mais rápido se eu instalar mais memória RAM?
NÃO. PARA AUMENTAR A “VELOCIDADE” DO MICRO DEVEMOS TROCAR O PROCESSADOR.
QUANTO MAIS MEMÓRIA MENOS “SWAP”. TEREMOS A SENSAÇÃO QUE O MICRO FICARÁ MAIS RÁPIDO, POR HAVER MENOS NECESSIDADE DE ACESSAR O DISCO RÍGIDO (MEMÓRIA VIRTUAL), QUE É BEM MAIS LENTO QUE A MEMÓRIA RAM.
4. O que é memória cache Write Back?
Um tipo de cache que dispõe do seguinte recurso: quando os dados do cache são alterados, essas alterações não são efetuadas simultaneamente nos dados originais. Em vez disso, os dados alterados são marcados, e os dados originais são atualizados quando há a desalocação dos dados do cache
6. O que é Firmware? Descreva os tipos?
Um programa (Software), quando armazenado em ROM, recebe o nome de firmware. A idéia do firmware é ser um programa inalterável a ser executado sempre.
Dentro da memória ROM do micro, há basicamente três programas (firmwares): BIOS (Basic Input/Output System) POST (Power-On Self-Test – Autoteste ao Ligar) SETUP (Configuração)
7. A memória é organizada de maneira hierárquica. Sabendo disso, defina como é constituído hierarquicamente essa organização.
- nível superior (mais próximo do processador) é constituído de registradores do processador.
-um ou dois níveis de memória cache.
- memória principal, que normalmente usa módulos de memória dinâmica de acesso aleatório. São consideradas internas ao sistema de computação.
-memória externa, na qual o nível seguinte é tipicamente composto por um disco rígido, e com os níveis abaixo constituídos de meios removíveis, tais como cartuchos ZIP, discos ópticos e fitas magnéticas.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAIDA / RAID
1. Porque as controladoras e discos SCSI são superiores ao padrão IDE?
Numa controladora SCSI, podemos usar até 15 dispositivos simultaneamente (já que um ID é usado pela própria controladora) sem que haja degradação de performance, como acontece quando usamos mais de um dispositivo IDE numa mesma controladora. Outra grande vantagem do SCSI, é uma menor utilização do processador quando o HD é acessado, justamente porque praticamente todo trabalho é executado pelos próprios discos (sob orientação da controladora), e não pelo processador.
2. Descreva os padrões de Controladora SCSI, e identifique a melhor.
SCSI-1 - Foi o primeiro ser criado, com uma péssima característica: incompatibilidade, além, é claro, baixo desempenho.
SCSI-2 - Não possui problemas de compatibilidade.
SCSI-3 - Traz a implementação SCSI serial, o que permite a conexão direta de até 127 periféricos ao barramento SCSI, ao contrário dos já tradicionais 7 ou 15 periféricos por barramentos.
3. Qual a função do RAID? Explique o funcionamento.
RAID significa "Redundant Array of Inexpensive Disks", ou Agrupamento Redundante de Discos Independentes. Um sistema RAID utiliza HDs IDE ou SCSI comuns, o que permite construir sistemas com vários HDs a um custo relativamente baixo.
4. Descreva os padrões de RAID
Raid 0 - Aplicações que requerem alto desempenho para dados não críticos / Não-redundante.
1 - Unidades de disco de sistema; arquivos críticos / Espelhado.
2 – Redundante Via Codigo
3 –Paridade de Bit Intercalada / Aplicações com grandes requisições de E/S, como processamento de imagens e CAD.
4 –Paridade de Bloco Intercalada
5 - Paridade de Bit Intercalada e distribuída/ Buscas de dados, com altas taxas de requisição e grande volume de leituras
6 - Paridade de Bloco Duplo Intercalada e Distribuida / Aplicações
...